O calendário do Auxílio Brasil para janeiro de 2022 já conta com as 3 milhões de novas famílias cadastradas. Nesse ano, o público atendido sobe para 17,5 milhões de famílias, zerando a fila de espera no CadÚnico. Essas pessoas ainda vão receber o cartão do programa que será gerado automaticamente no nome do responsável familiar (RF).
- CadÚnico: veja regras de inclusão e exclusão do Cadastro Único
- Calendário Auxílio Gás: Caixa anuncia datas oficiais de pagamentos
A partir dele, os beneficiários poderão realizar os saques em espécie. Enquanto o cartão não chega para os recém-incluídos, será possível movimentar os valores recebidos pelo Caixa Tem. Isso porque as parcelas são depositadas na conta digital e permite:
- Transferências bancárias sem custo;
- Realização de Pix;
- Pagamento de contas e boletos;
- Compras online com o cartão de débito digital.
“As parcelas mensais ficam disponíveis para saque por 120 dias após a data indicada no calendário. Os beneficiários podem conferir no extrato de pagamento a “Mensagem Auxílio Brasil”, com o valor do benefício”, disse o Ministério da Cidadania em nota.
Você pode verificar o recebimento das parcelas consultando o extrato da sua conta digital no Caixa Tem. Depois de baixar o aplicativo no seu celular (Android e iOS), você deve clicar em “Entrar” e procurar por “Extrato”. Nessa aba, é possível ver todas as movimentações recentes e de meses anteriores.
Auxílio Brasil contará com benefícios complementares
Depois de 18 anos do Bolsa Família, o governo federal resolveu repaginar o programa aumentando o valor do benefício e também o número de atendidos. A primeira rodada foi paga em novembro de 2021, numa quantia média de R$ 217. Para o mês seguinte, foi editada MP elevando o ticket para R$ 400.
Em 2022, devem começar a vigoras os pagamentos extras do Auxílio Brasil. De acordo com as regras, serão três benefícios principais e seis complementares. Esses vão variar segundo o perfil da família cadastrada. São eles:
- Benefício Primeira Infância;
- Benefício Composição Familiar;
- Benefício de Superação da Extrema Pobreza;
- Auxílio Esporte Escolar;
- Bolsa de Iniciação Científica Júnior;
- Auxílio Criança Cidadã;
- Auxílio Inclusão Produtiva Rural;
- Auxílio Inclusão Produtiva Urbana;
- Benefício Compensatório de Transição.
Calendário do Auxílio Brasil: janeiro de 2022
O novo programa segue o sistema de pagamentos do extinto Bolsa Família, realizando os depósitos nos últimos 10 dias úteis do mês. Sendo assim, as datas de transferência do Auxílio Brasil para este mês são:
- NIS final 1: 18 de janeiro de 2022;
- NIS final 2: 19 de janeiro de 2022;
- NIS final 3: 20 de janeiro de 2022;
- NIS final 4: 21 de janeiro de 2022;
- NIS final 5: 24 de janeiro de 2022;
- NIS final 6: 25 de janeiro de 2022;
- NIS final 7: 26 de janeiro de 2022;
- NIS final 8: 27 de janeiro de 2022;
- NIS final 9: 28 de janeiro de 2022;
- NIS final 0: 31 de janeiro de 2022.