Golpe sobre a prova de vida do INSS começa a ser aplicado; entenda

Com volta da obrigatoriedade, golpe da prova de vida do INSS está sendo feito por criminosos. Veja o que fazer para não cair.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem fazer a prova de vida. O governo federal já lançou um calendário com todas as datas. No entanto, criminosos estão utilizando o fato para roubar pessoas. Confira sobre como funciona golpe da prova de vida do INSS e não caia nele.

continua depois da publicidade

Por conta da pandemia, o governo federal havia suspendido a obrigatoriedade da prova de vida. O objetivo era preservar a vida dos beneficiários e evitar novos contágios. Com o avanço da vacinação a comprovação retornou.

Golpe da prova de vida do INSS

Como o governo voltou com a obrigatoriedade da prova de vida em 2022, criminosos passaram a ligar para os beneficiários se passando por funcionários do INSS. Eles convencem as pessoas a enviarem uma foto do RG ou da CNH via WhatsApp para um suposto recadastramento. Com o documento, contas bancárias, empréstimos ilegais e outros crimes são cometidos no nome das vítimas.

No entanto, o INSS não faz esse tipo de contato com os segurados. Se você receber uma ligação do tipo, desconfie. Provavelmente será um golpe. O governo não pede informações via WhatsApp. Lembre-se de utilizar as plataformas oficiais como o aplicativo do INSS (Android ou iOS), site ou unidades da previdência social.

continua depois da publicidade

Também é possível ligar para a central de atendimento do INSS pelo telefone 135 (funcionamento de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h).

Prova de vida do INSS: calendário

Agora, a prova de vida do INSS deverá ser feita no mês de aniversário do beneficiário. Além disso, o governo também divulgou o calendário para quem não fez a comprovação desde novembro de 2020. Confira:

  • Vencimento em novembro de 2020 a junho de 2021: até janeiro de 2022;
  • Vencimento em julho e agosto de 2021: fevereiro de 2022;
  • Vencimento em setembro e outubro de 2021: março de 2022;
  • Vencimento em novembro e dezembro de 2021: abril de 2022.

Lembrete: o calendário é específico para quem não fez a comprovação. O restante segue o mês de nascimento.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade