Auxílio emergencial 2022: saiba quem terá direito de receber as parcelas

Parcelas retroativas do auxílio emergencial de 2020 devem ser pagas neste ano de 2022. Contudo, os detalhes do benefício ainda serão divulgados.

A Medida Provisória (MP) 1.084, publicada pelo governo federal na véspera de Natal (24/12), autoriza R$ 4,1 bilhões para o Ministério da Cidadania (MC). Esse crédito especial é voltado para o auxílio emergencial 2022 em pagamentos retroativos para pais solteiros chefes de família.

continua depois da publicidade

Os repasses são referentes às primeiras cinco parcelas de 2020, no valor dobrado de R$ 1.200. Isso porque essa quantia foi paga apenas para mães provedoras de famílias monoparentais. Agora, o direito será estendido aos homens também. No entanto, não há previsão de quando as cotas serão transferidas.

Quem recebe o auxílio emergencial 2022

Como já informado, o auxílio emergencial 2022 será pago para pais solteiros provedores da família que vivam em situação de vulnerabilidade social. Contudo, vale ressaltar que o MC informou que os repasses retroativos serão para famílias monoparentais, independentemente se o chefe do lar for homem ou mulher.

Os critérios para elegibilidade devem ser os mesmos de 2020:

continua depois da publicidade
  • Ter mais de 18 anos;
  • Não ter emprego formal;
  • Ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda total de até três salários mínimos.

Mas todos os detalhes serão publicados em ato do Ministério da Cidadania, tanto regras como datas e demais informações sobre o benefício.

Como consultar o auxílio emergencial 2022

Os interessados em saber se receberão as parcelas retroativas devem consultar o site do MC criado especialmente para o benefício. O portal é utilizado para verificar informações e elegibilidade desde o lançamento do programa temporário. Sendo assim, para conferir se você tem direito ao auxílio emergencial 2022, é preciso:

continua depois da publicidade
  1. Acessar o site indicado;
  2. Digitar seu CPF, data de nascimento, nome completo e nome da mãe;
  3. Depois, clicar no botão “Enviar”.

Então, será aberta uma nova página com todos os dados acerca dos pagamentos. Nela é possível ver se você foi aprovado e a justificativa em caso de resposta negativa.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade