Prova de vida do INSS 2022: instituto atualiza calendário; veja o que mudou

Quem não realizou a prova de vida do INSS nos dois anos de pandemia deverá fazer o procedimento em 2022 para não ter o benefício suspenso.

Na última terça-feira (28/12), foi publicada portaria que estende o prazo de realização da prova de vida do INSS. O documento define que, quem não realizou o procedimento entre 2020 e 2021, terá até junho de 2022 para fazê-lo, de forma escalonada.

continua depois da publicidade

Depois desse período, quem não efetuar a comprovação poderá ter seu benefício suspenso. Além disso, o documento define que, a partir de 2022, os segurados deverão realizar a prova de vida anualmente no mês do seu aniversário.

"A partir de julho de 2022, em caso de ausência de comprovação de vida no mês de aniversário do titular do benefício, os créditos mensais da segunda e da terceira competências subsequentes serão encaminhados à rede pagadora com marca de bloqueio, inclusive para aqueles com mês de aniversário de janeiro a junho de 2022", informa a portaria.

Prova de vida do INSS: calendário atualizado

Leia também

Anteriormente, a suspensão da comprovação valeria até dezembro de 2021, mas acabou tendo o prazo prorrogado para o próximo ano. O INSS divulgou o calendário com as novas datas limites para a realização da prova de vida.

Veja como será:

continua depois da publicidade
  • Vencimento até dezembro de 2020: nova comprovação até fevereiro de 2022;
  • Vencimento de janeiro a junho de 2021: nova comprovação até março de 2022;
  • Vencimento de julho a agosto de 2021: nova comprovação até abril de 2022;
  • Vencimento de setembro a outubro de 2021: nova comprovação até maio de 2022;
  • Vencimento de novembro a dezembro de 2021: nova comprovação até junho de 2022.

Prova de vida do INSS: como fazer o procedimento

Aqueles que tiverem biometria bancária cadastradas poderão fazer a comprovação no caixa eletrônico. Já para quem não participa do sistema, é necessário comparecer a uma agência portando documento de identidade com foto e CPF. Em alguns casos, a prova de vida do INSS pode ser realizada em casa. São eles:

  • Quando o segurado de qualquer idade não tiver condições de se locomover até uma agência;
  • Quando o segurado tiver mais de 80 anos de idade.

Todos os beneficiários podem obter mais informações ligando na central de atendimento pelo número 135, ou acessando o site Meu INSS.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade