Auxílio-doença: confira regras e quem tem direito ao benefício

A aprovação do auxílio-doença requer realização de perícia médica pelo INSS, atestando que a pessoa está incapacitada para o trabalho temporariamente.

A Lei 8.213/91 estabelece todas as regras do auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Esse benefício é voltado a trabalhadores que precisam ser afastados temporariamente de suas atividades, por doença ou acidente.

continua depois da publicidade

Nesses casos, é necessário passar por uma perícia médica para atestar a incapacidade. A própria equipe do INSS realiza essa avaliação e libera o laudo para a aprovação ou negação do pagamento.

Regras do auxílio-doença do INSS

O primeiro critério a ser cumprido pelo trabalhador é contribuir mensalmente com a previdência. As demais regras de elegibilidade para receber o auxílio-doença do INSS são:

  • Já ter finalizado os 12 meses de carência em contribuição. Dependendo da situação, é possível ser isentado desse requisito. As exceções à norma estão previstas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001, que também define a necessidade de perícia médica para liberar o trabalhador desse critério;
  • Se submeter à perícia médica para comprovar incapacidade temporária no exercício de suas atividades;
  • Ser afastado do trabalho por 15 dias ou mais, em prazo corrido ou intercalado. Se intercalado, as sucessões de afastamento devem ocorrer dentro de 60 dias tento a mesma doença como justificativa.

Como agendar perícia médica do INSS

A perícia médica é necessária no processo de solicitação do auxílio-doença do INSS e deve ser realizada presencialmente. Isso porque o próprio Instituto avalia o trabalhador e dá o laudo. Já o agendamento pode ser feito por:

continua depois da publicidade
  • Telefone, discando 135;
  • Site Meu INSS;
  • Aplicativo Meu INSS (Android e iOS).

No caso do telefone, você deve seguir as instruções da central de atendimento. Já pela internet, seja site ou app, você precisa encontrar a área de agendamentos no menu e selecionar "Perícia Médica".

Depois disso, basta escolher o local, a data e o horário que será feita a avaliação. Caso você tenha algum imprevisto e não possa comparecer no dia, é possível marcar outra perícia no prazo de até três dias.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade