O novo Bolsa Família, Auxílio Brasil, já começou a ser pago no país. Inicialmente, os valores estão sendo repassados apenas para os beneficiários que estavam com o Bolsa Família ativo. A expectativa é de que, a partir de dezembro, outros grupos sejam incluídos. Dessa forma, veja como funciona o cadastro para receber o Auxílio Brasil.
- Sebrae oferta cursos online gratuitos; confira as 282 opções disponíveis
- Nova lei de trânsito muda validade da CNH, além de limite de pontos
O novo programa de transferência de renda tem repasses que chegam a 20% a mais do que o Bolsa Família. Caso a PEC dos Precatórios seja sancionada, o valor pode chegar aos R$ 400 prometidos.
Auxílio Brasil: como faço o cadastro?
O primeiro passo para garantir acesso ao Auxílio Brasil é ter inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico). As pessoas que faziam parte do Bolsa Família foram transferidas de forma automática e apenas elas receberam os valores no mês de novembro.
A partir do mês de dezembro, no entanto, existe a expectativa de inclusão de aproximadamente 3 milhões de pessoas que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza. Dessa forma, é preciso que o interessado esteja com o seu Cadastro Único devidamente atualizado.
Confira quem pode ser incluído no novo programa:
- Quem é membro de família com renda mensal, por pessoa, de até meio salário mínimo;
- Quem for membro de família com renda mensal familiar total de até três salários mínimos;
- Quem reside sozinho;
- Família com pessoas em situação de rua.
Como fazer registro no CadÚnico?
Para realizar o cadastro, o interessado deve comparecer até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município com os documentos pessoais em mãos.
Devem ser apresentados também um dos documentos abaixo para cada pessoa da família:
- CPF;
- RG;
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor
- Caso seja membro de família indígena, deve apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena.
Para sanar quaisquer dúvidas, ligue no número 0800 707 2003, que é do atendimento da Caixa, responsável pelos pagamentos de programas sociais do governo.