O Auxílio Brasil foi apresentado como um novo programa de transferência de renda com o objetivo de substituir o Bolsa Família. Portanto, muitos brasileiros já estão de olho em como se registrar no programa. O governo indicou que a inscrição no Auxílio Brasil dependerá de registro no CadÚnico (Cadastro Único).
- INSS começa a pagar benefício de outubro em breve; veja calendário
- Mercado Livre abre vagas de emprego em diversos estados
A ideia é que o Auxílio Brasil conte com mais beneficiários e com parcelas maiores. Recentemente, em entrevista à TV Brasil, o ministro da Cidadania, João Roma, confirmou que o valor dos repasses será de R$ 300, cerca de 50% maior que a média do atual Bolsa Família (R$ 190). Projeto está no Congresso e deve ser implementado em 2022.
Como se registrar no Auxílio Brasil via CadÚnico
Segundo todas as sinalizações do governo, para fazer parte do Auxílio Brasil, o interessado deve se registrar no Cadastro Único, plataforma de dados utilizada para a organização e distribuição de benefícios socioeconômicos nacionais.
Para ingressar no Cadastro Único, é necessário se deslocar até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento do Cadastro Único do seu município. Lá, o interessado deve entregar o seu CPF ou Título de Eleitor. Para as outras pessoas da família, é exigido um dos documentos abaixo:
- CPF;
- RG;
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), somente para indígenas.
Como consultar a inscrição no CadÚnico
Caso você seja inscrito no Cadastro Único e queira verificar sua situação, existem três maneiras. A primeira é por meio do aplicativo “Meu CadÚnico” (iOS ou Android). A segunda é pelo site do governo federal.
Por fim, ainda existe a possibilidade de ligar para a Caixa Econômica Federal, responsável pelos repasses do Bolsa Família, pelo número 0800 707 2003, de forma gratuita e de qualquer local do país.