Geralmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só realiza pagamentos para quem fez repasses ao longo da vida, no entanto existe um benefício do INSS que não é necessário ter contribuído para receber. Saiba mais sobre o BPC e como solicitá-lo.
- IR 2021: Receita Federal libera consulta a último lote de restituição
- Auxílio emergencial: Caixa paga a nascidos em março; veja calendário completo
Vale ressaltar que quem recebe o BPC está impedido de ganhar o auxílio emergencial. Muitos cortes foram realizados pelo governo quando se percebeu a irregularidade de se receber ambos os benefícios.
O que é o BPC
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) está previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). Ele é pago aos brasileiros que possuem renda familiar menor do que um quarto de salário mínimo e que tenham ao menos 65 anos ou problemas de saúde que impedem de exercer atividades de trabalho.
O governo federal paga o valor de um salário mínimo mensal, atualmente, R$ 1.100,00. Como o BPC é considerado uma forma de assistência, não há pagamentos de 13° salário e também não há a possibilidade de uma pessoa herdar os repasses quando o familiar titular da conta morre.
Como pedir o BPC sem sair de casa
A seguir, estão instruções sobre como pedir o BPC sem sair de casa:
- Primeiro, baixe o aplicativo Meu INSS (iOS ou Android) em seu celular ou entre no site Meu INSS;
- Depois, digite o CPF e coloque a senha de acesso (se não tiver senha, basta criar uma seguindo as orientações do site);
- Após colocar CPF e senha, vá em “Entrar”;
- Uma nova página se abrirá contendo diversos serviços do INSS;
- Opte por “Agendamentos/Solicitações”;
- Clique em “Novo Requerimento”;
- Aperte em “Pesquisar” e digite “Benefício Assistencial ao Idoso”;
- Em seguida, vá em “Avançar”;
- Depois, aparecerá uma página informando todas as regras do benefício (BPC);
- Leia as normas e clique em “Declaro que li e autorizo o uso dos dados”;
- Por fim, escolha a opção “Avançar”.
O aplicativo ou o site pedirá que o interessado envie seus documentos pessoais de forma online. Basta seguir as instruções apresentadas na tela. O pedido será analisado e, se tudo der certo, o BPC passará a ser pago.