Auxílio Brasil: como fazer e atualizar inscrição para receber o novo Bolsa Família?

A inscrição no Auxílio Brasil levará em consideração as famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único do governo federal.

O substituto do Bolsa Família que está sendo criado pelo governo federal pode ser lançado em breve. Uma das dúvidas acerca do programa é de como será feita a inscrição nele. Até agora, sabe-se que para entrar no Auxílio Brasil será necessário estar registrado no CadÚnico.

continua depois da publicidade

Dados no CadÚnico devem estar sempre atualizados

Para receber o Auxílio Brasil, é importante manter os dados no CadÚnico sempre atualizados. Isso porque a inscrição no novo Bolsa Família será feita automaticamente a partir da análise desse banco de dados.

Portanto, informações como o nascimento de um novo filho, mudança de emprego ou casa devem ser notificadas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

No CRAS também são realizadas as inscrições no CadÚnico. Para ser incluído no cadastro do governo federal, é necessário ter renda de até meio salário mínimo (R$ 550,00) por pessoa ou de até três salários mínimos no total (R$ 3.300,00).

continua depois da publicidade

A família que será registrada precisa de um responsável pelo cadastro. Essa pessoa deve ter pelo menos 16 anos, morar na mesma casa dos outros membros e ser, de preferência, uma mulher. É preciso apresentar:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento (caso seja casado civilmente);
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.

Como confirmar inscrição no Auxílio Brasil

Beneficiários do novo programa social serão selecionados a partir de uma análise na base de dados do CadÚnico. Os resultados poderão ser vistos por meio do app Meu CadÚnico, disponível para os sistemas Android e iOS.

continua depois da publicidade

Interessados em saber se serão inscritos no Auxílio Brasil, assim que este for lançado, devem baixar o aplicativo. Então, é só acessar a plataforma utilizando as informações do seu cadastro. Qualquer dúvida pode ser sanada pelo telefone 0800 707 2003.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade