Auxílio Brasil: cadastro será feito pelo CadÚnico; veja como atualizar e cadastrar dados

Como o Auxílio Brasil é o substituto do Bolsa Família, será necessário que o interessado esteja regularizado no Cadastro Único (CadÚnico).

A criação do Auxílio Brasil foi anunciada pelo governo federal em agosto de 2021. O programa será o substituto do Bolsa Família e contará com mais pessoas inclusas. Além disso, o governo pretende subir os valores dos repasses e ofertar mais benefícios.

Leia também

Apesar do anúncio do programa ter sido feito, o governo federal ainda não chegou a um consenso sobre os valores do repasse. O Ministério da Economia trabalha com pagamentos de R$ 300. No entanto, existem dificuldades em encontrar os recursos necessários para os depósitos. Ao mesmo tempo, o presidente Jair Bolsonaro chegou a ventilar a possibilidade do valor ser superior a R$ 300.

Como confirmar cadastro e fazer inscrição no Auxílio Brasil

Como o Auxílio Brasil é o substituto do Bolsa Família, será necessário que o interessado esteja regularizado no Cadastro Único (CadÚnico) e deve estar em situação de pobreza ou extrema pobreza, conforme os critérios do programa.

Caso o interessado não faça parte do CadÚnico, é possível se registrar. Para isso, é necessário ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento do Cadastro Único da sua cidade. No local, é preciso estar com o CPF ou Título de Eleitor próprio e um dos seguintes documentos para os demais membros da família:

  • CPF;
  • RG;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), para indígenas.

No CRAS ou no posto de atendimento, um funcionário público fará todos os procedimentos legais e depois informará a situação. Atualmente, a fila do Bolsa Família é de cerca de 1,2 milhão de pessoas.

Como consultar a inscrição no Cadúnico

Se você já está inscrito no Cadastro Único é possível verificar seus dados e atualizá-los por meio do aplicativo “Meu CadÚnico” (iOS ou Android). Lá ainda é possível tirar dúvidas e ver diversos detalhes sobre o CadÚnico.

A Caixa Econômica Federal, responsável pelos repasses do Bolsa Família, possui um número de telefone gratuito. Basta ligar para 0800 707 2003 de qualquer local do país.

Leia também


você pode gostar também

Auxílio Brasil de dezembro: confira calendário oficial e valor das parcelas

O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda que atende as famílias vulneráveis. Confira calendário de dezembro e o valor das parcelas.

MEI também tem direito ao auxílio-doença; veja como funciona

Um cidadão MEI também tem direito ao auxílio-doença, desde que cumpra alguns requisitos. Confira quais são.

INSS: projeto prevê antecipação do benefício nos meses de janeiro

Proposta em tramitação na Câmara dos Deputados tem como objetivo aliviar o orçamento das famílias nos primeiros meses do ano e evitar endividamento.

Pente-fino do INSS tem início; veja quem pode ser afetado

O pente-fino do INSS ficará vigente por 180 dias. Quem for convocado e não cumprir com os requisito pode ter os benefícios bloqueados.

Calendário INSS novembro: novo grupo recebe benefício hoje (28)

Restam 12 pagamentos, conforme o calendário INSS de novembro. Segurados devem se atentar às datas de recebimento de suas parcelas.

13º salário 2022: primeira parcela deve ser paga até esta quarta, 30

O 13º salário 2022 é um direito de todos os trabalhadores formais, ou seja, que atuem em regime CLT.