Concursos suspensos ou adiados por causa da pandemia de coronavírus

Confira quais concursos públicos foram suspensos ou adiados no Brasil por causa da pandemia de coronavírus. Saiba tudo aqui!

concursos suspensos cancelados no brasil coronavírus

Confira quais concursos foram cancelados ou adiados devido à pandemia! - Foto: Canva

Olá, concurseiro! Você deve estar acompanhando os jornais e vendo como a pandemia de coronavírus (Covid-19) tem se disseminado em diversos países mundo afora. Aqui no Brasil, o vírus ainda não chegou com tanta força, mas toda medida de contenção para evitar sua disseminação é fundamental para que nosso sistema de saúde não entre em colapso. Por isso, muitos processos seletivos e concursos públicos estão sendo suspensos ou adiados para evitar a aglomeração de pessoas.

Essa é a melhor medida de prevenção que órgãos públicos e bancas organizadoras podem fazer no momento. É importantíssimo respeitar essa decisão e fazer seu isolamento em casa.

Por isso, nós do Concursos no Brasil, portal de notícias que divulga quais concursos e processos seletivos estão abertos em nosso país, resolvemos montar uma lista para ajudar você a conferir se seu concurso teve provas adiadas ou não. 

Vale ressaltar que nós recebemos esses comunicados por meio de assessorias de imprensa de bancas organizadoras de concursos e de órgãos públicos. Isso porque nosso papel é divulgar informações, nós não definimos quais seletivos vão ocorrer no país nem tão pouco criamos ou aplicamos as provas.

Por isso, nossos conselhos neste período de pandemia de coronavírus são para que você:

  • Acesse o site da banca organizadora do seu concurso todos os dias;
  • Fique atento a todos os comunicados emitidos pela banca organizadora ou órgão público no qual você pleiteia uma vaga;
  • Verifique seu e-mail diariamente para conferir se algum aviso da banca organizadora foi enviado, inclusive conferindo a caixa de spam;
  • Redobre a verificação, principalmente se as provas do seu concurso público ou processo seletivo estiverem agendadas para os meses de março, abril, maio e junho.

Concursos suspensos ou adiados no Brasil

Queremos reforçar que você deve se basear nas informações divulgadas pelas bancas organizadoras e órgãos públicos nos quais você pleiteia sua vaga para conferir se as provas foram adiadas.

Nós do Concursos no Brasil buscamos sempre oferecer conteúdo relevante e atualizado aos nossos leitores, e agora essa agilidade é mais importante do que nunca. Por isso, compilamos aqui os principais avisos que recebemos acerca dos adiamentos de provas.

No entanto, há muitos concursos e processos seletivos pelo país e esse volume pode fazer com que a gente não consiga acompanhar todas as notícias. Assim, é importante que você não se baseie apenas na lista abaixo, estando sob responsabilidade do candidato conferir a situação de suas provas.

Confira a lista atualizada em 07 abril de 2020, às 13h:

Concursos suspensos ou adiados de nível nacional

  • Concurso IBGE: a pandemia de coronavírus fez com que o Censo 2020 fosse transferido para 2021. Sendo assim, o concurso IBGE foi cancelado e as taxas serão devolvidas.
  • Concurso Aeronáutica EEAR: foi suspenso temporariamente o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica.
  • Concurso AMAZUL: as provas estão adiadas por tempo indeterminado. Os candidatos devem esperar pelas novas datas.
  • Concurso ESA: o exame intelectual da Escola de Sargentos das Armas do Exército Brasileiro foi adiado para o dia 30 de agosto.
  • Aeronáutica: o processo seletivo está suspenso temporariamente. Novo cronograma para a realização das etapas ainda será publicado.

Concursos suspensos ou adiados no Sudeste

Concursos suspensos ou adiados no Sul

Concursos suspensos ou adiados no Nordeste

Concursos suspensos ou adiados no Centro-Oeste

Concursos suspensos ou adiados no Norte

  • Concurso CRESS - RO 2020: inicialmente, as provas aconteceriam em 22 de março. Por causa do coronavírus, a data foi adiada e o novo cronograma ainda não foi divulgado.
  • Concurso CRF - PA: mais um concurso com avaliações adiadas por causa da pandemia.
  • Concurso Belém - PA: concurso previsto foi suspenso por tempo indeterminado por causa da pandemia.
  • Concurso CRF - AP: as inscrições foram prorrogadas até 07 de maio. As provas foram adiadas, mas ainda não há novas datas.
  • Concurso CRF - RR: as provas foram adiadas e o novo cronograma ainda será publicado. As inscrições devem ser feitas até 07 de maio.
  • Concurso Prefeitura de Itamarati - AM: as provas foram adiadas para o dia 31 de maio por causa da pandemia. 
  • Concurso CORE TO: as inscrições foram prorrogadas e as provas adiadas, mas ainda não há novas datas de aplicação.
  • Concurso ALAP: as provas discursivas que estavam previstas para 24 de maio foram adiadas.
  • Processo seletivo de Mirante da Serra - RO: seleção está temporariamente suspensa e os candidatos devem aguardar novas informações.
  • IGEPREV - PA: o processo seletivo teve suas etapas suspensas temporariamente por conta da pandemia.
  • Concurso Nova Olinda - TO: o certame está suspenso temporariamente  e as provas adiadas até que saia um novo cronograma.
  • Concurso Bonito - PA: as provas foram adiadas e ainda não foram divulgadas novas datas de aplicação.
  • Prefeitura de Belém - PA: processo seletivo tem provas objetivas adiadas por tempo indeterminado.
  • Concurso Prefeitura de Altamira - PA: as provas previstas para os dias 26 de abril e 03 de maio foram adiadas. Novo cronograma ainda será publicado.
  • Concurso CAU - AP: as inscrições foram prorrogadas até 07 de maio, mas as provas ainda não possuem novas datas.

Este texto estará em constante atualização, conforme os comunicados de assessorias a que temos acesso.

Mesmo que seu concurso ou processo seletivo não esteja nessa lista, é de extrema importância que você acesse constantemente o site da banca organizadora. Mesmo assim, estamos nos esforçando ao máximo para te manter atualizado!

Se quiser, você também pode nos avisar caso tenha recebido um comunicado sobre adiamento de provas. Nós iremos verificar a informação e atualizar este texto.

Boa sorte a todos e façam o isolamento certinho. Afinal de contas, não temos que pensar somente em nós, mas sim na saúde de todos ao nosso redor e também em não lotar o sistema de saúde do país.

Compartilhe

Comentários