CPF: como consultar sua situação junto à Receita Federal? Veja os passos

É fundamental que o CPF esteja em situação regular para que o cidadão, por exemplo, consiga ter seus direitos garantidos, contratar empréstimos e emitir passaporte. Veja aqui como consultar.

O Cadastro de Pessoas Físicas, ou simplesmente CPF, é um documento obrigatório válido em todo o território brasileiro, emitido pela Receita Federal, com uma numeração de 11 dígitos. Ele é necessário para, por exemplo, identificar os contribuintes no Imposto de Renda (IR), garantir direitos ao cidadão, contratar empréstimos e financiamentos, acessar outros documentos, e participar de concurso público.

continua depois da publicidade

Por conta da importância do CPF, é fundamental que ele esteja em situação regular, pois, caso, contrário, seu titular pode ser impossibilitado de realizar e/ou adquirir alguns serviços (veja abaixo quais). Desse modo, é importante consultar a situação cadastral do documento regularmente para evitar que o cidadão passe por algum constrangimento.

Sabendo disso, o Concursos no Brasil preparou um passo a passo sobre como você pode consultar a situação cadastral do seu CPF junto à Receita Federal. Veja os passos e outras informações importantes abaixo.

O que acontece quando o CPF não está regular?

Leia também

Como dito, é fundamental que o CPF esteja em situação regular. Caso isso não ocorra, o cidadão pode ter consequências. Conheça algumas delas abaixo:

continua depois da publicidade
  • Não conseguir receber aposentadoria;
  • Não ser aprovado em processos seletivos de emprego;
  • Ficar impossibilitado de abrir conta bancária ou movimentar a já existente;
  • Não conseguir adquirir passaporte;
  • Não realizar compra ou venda de imóveis; entre outras.

Quais as situações cadastrais do CPF?

Ao consultar a situação cadastral do seu CPF, o cidadão pode se deparar com uma das 5 situações existentes. Conheça-as a seguir e o que cada uma delas significa.

  • Regular: significa que o CPF não possui pendências;
  • Pendente de regularização: quando o CPF do cidadão está nessa situação significa que ele deixou de enviar da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) nos cincos anteriores à consulta cadastral. Nesses casos, ele precisa regularizar o documento.
  • Suspenso: significa que o cadastro do titular está incompleto ou incorreto;
  • Cancelado: quando o CPF está cancelado significa que possivelmente ele foi roubado ou seu titular o perdeu. O documento pode ser cancelado também por decisão judicial ou administrativos, nos casos em que há multiplicidade;
  • CPF de pessoa falecida: significa que o titular do CPF faleceu.

Quais os passos para consultar o seu CPF?

A consulta a situação cadastral seu CPF junto à Receita Federal é feita de forma totalmente online. Confira o passo a passo.

continua depois da publicidade
  • Primeiro, acesse este site;
  • Em seguida, clique na opção “Iniciar”, localizada no canto superior direito da tela;
  • Ao fazer isso, você será redirecionado para a página da Receita Federal, onde deverá informar seu CPF e data de nascimento;
  • Agora, clique em “Sou Humano” e, em seguida, “Consultar”;
  • Feito isso, você terá acesso ao “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”, no qual constará a informação se a situação do documento está regular, pendente de regularização, suspensa, cancelada, titular falecido ou nula;
  • Caso queira imprimir o comprovante, basta clicar em “Preparar página para impressão”, localizada ao fim da página, no lado direito da tela.

Como obter o CPF?

O CPF é obtido em bancos públicos, como o Banco do Brasil e Caixa Econômica ou nas agências de Correios, mediante o pagamento de uma taxa. Na Receita Federal, o cidadão maior de 16 anos consegue emitir o documento de forma gratuita.

Vale destacar que, desde 2015, o documento passou a ser emitido gratuitamente diretamente na certidão de nascimento, no momento do registro do recém-nascido, pelos Cartórios de Registro Civil.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade