Score Serasa: O CPF na Nota Realmente Aumenta a Pontuação?

O Score Serasa é uma pontuação que sinaliza para o mercado se o cidadão é um bom pagador, ou seja, se paga as contas em dia e evita dívidas. Desse modo, existem parâmetros específicos que são avaliados nos cálculos de cada pessoa, indo além do CPF na nota e dos comportamentos de consumo.

Atualmente, o Score Serasa é um dos principais instrumentos de avaliação das instituições acerca do perfil dos consumidores brasileiros. Sobretudo, essa ferramenta atribui pontuações com base na forma com que os cidadãos lidam com as contas e as dívidas. Porém, os parâmetros utilizados não estão limitados às práticas como o CPF na nota ou emissão de comprovantes.

continua depois da publicidade

O Score consiste em uma pontuação que indica ao mercado se o cidadão paga suas contas em dia, evitando dívidas e inadimplência. Mais especificamente, está organizado em uma escala de 0 a 1000 que representa as chances do consumidor realizar os pagamentos de faturas e parcelas corretamente nos próximos 6 meses. Saiba mais a seguir:

Colocar o CPF na nota fiscal aumenta a pontuação no Score Serasa?

O Score Serasa não leva em consideração a inserção do CPF na nota fiscal, pois são utilizadas outras informações mais relevantes para a análise de crédito. Acima de tudo, aspectos como o Cadastro Positivo, dívidas negativadas, contratos, pagamentos de crédito e consultas ao CPF feitas por outras pessoas entram nessa projeção.

Leia também

Por definição, o Score Serasa é definido com base em um cálculo estatístico, utilizado posteriormente por empresas que procuram entender o nível de risco da concessão do crédito ao cidadão. Dessa forma, analisam o comportamento de consumo, de modo que quanto maior a pontuação, maiores as chances de conseguir crédito no mercado.

continua depois da publicidade

Neste sentido, o acesso ao crédito permite a contratação de serviços como empréstimos, financiamentos, compras parceladas, assinatura de serviços e aumento dos limites em cartões de crédito. Por conta dessas características, o Score mede os comportamentos financeiros, e não somente as compras ou transações comerciais realizadas no CPF do titular.

Basicamente, para ter um Score Serasa alto é fundamental manter hábitos financeiros saudáveis e uma relação equilibrada com o mercado de crédito. Por via de regra, considera-se como uma boa pontuação a partir de 500 pontos, com base na seguinte classificação:

continua depois da publicidade
  • De 0 a 300 – muito baixo: essa faixa indica que há grande probabilidade de inadimplência, e a chance de obter crédito também é considerada muito baixa;
  • De 301 a 500 – baixo: essa faixa indica considerável probabilidade de inadimplência, de modo que haja uma baixa chance de obter crédito;
  • De 501 a 700 – bom: essa faixa indica baixa probabilidade de inadimplência, o que prevê uma boa chance de conseguir crédito;
  • De 701 a 1000 – excelente: essa faixa indica probabilidade muito baixa de inadimplência, o que facilita o acesso ao crédito pelo cidadão.

Apesar disso, a aprovação do crédito é uma decisão individual das empresas credoras, que podem, ou não, considerar o Score Serasa no processo de avaliação das solicitações. Portanto, deve-se conhecer a política de concessão de cada instituição.

Como melhorar o Score Serasa?

Em resumo, não existe truque de mágica para melhorar o Score, pois a única forma de fazê-lo é pagar as contas em dia. Contudo, existem algumas dicas eficientes para ampliar a pontuação, sendo a primeira delas manter os dados cadastrais sempre atualizados na plataforma da Serasa, pois assim evita-se qualquer erro no cálculo por conta da disparidade entre as informações.

Caso não seja possível pagar as contas em dia, considere renegociar as dívidas por meio das instituições protetoras de crédito ou diretamente com a empresa credora. Em alguns casos, os cidadãos podem solicitar condições mais favoráveis de parcelamento e ainda fugir das taxas de juros do mercado.

continua depois da publicidade

A solicitação de cartões de crédito, empréstimos ou financiamento deve ser feita somente nas situações de necessidade, pois podem impactar negativamente no Score Serasa.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade