Passo a Passo: Como consultar seu CPF de forma rápida e fácil

A consulta do CPF mostra se você possui alguma dívida ou restrição no seu nome, e pode ser feita gratuitamente por meio do passo a passo a seguir.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento indispensável para todos os cidadãos brasileiros. É um número de identificação único que serve para realizar várias atividades, como abrir uma conta bancária, comprar um imóvel ou solicitar empréstimo. Também é fundamental para ter acesso a serviços da Previdência Social, participar de concursos públicos, entre outros.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, é preciso consultar regularmente o seu CPF para descobrir eventuais irregularidades, que possam gerar restrições em seu nome. Veja como fazer isso abaixo.

Como consultar o CPF através do site da Receita Federal?

Uma das formas mais fáceis de verificar o seu CPF é através do site da Receita Federal. O processo é simples e pode ser feito em apenas alguns instantes. Para verificar seu CPF online, siga estes passos:

Leia também

Passo 1: Acesse o site da Receita Federal

A primeira coisa a fazer é abrir o site da Receita Federal. Quando estiver no endereço eletrônico, procure a opção "Meu CPF" no menu e clique nela.

continua depois da publicidade

Passo 2: Insira suas informações pessoais

Na página do CPF, você será solicitado a inserir suas informações pessoais, como data de nascimento e número do CPF. Lembre-se de observar se as informações fornecidas estão corretas.

Passo 3: Confirme sua identidade

Depois de digitar seus dados pessoais, você será solicitado a verificar sua identidade. Você será apresentado com um código CAPTCHA que você precisa marcar para prosseguir. Depois de marcar o campo "Sou humano", clique em "Consultar".

Passo 4: Verifique o status do seu CPF

Se o seu CPF estiver válido e atualizado, você verá uma mensagem confirmando que seu CPF está regular. Caso haja algum problema com o seu CPF, você será informado do que se trata e o que precisa fazer para corrigi-lo.

continua depois da publicidade

Como consultar o CPF na Serasa?

Outra opção para consultar seu CPF é através do site da Serasa. Esta é uma agência de crédito que presta serviços para pessoas físicas e jurídicas. Com efeito, a plataforma da empresa também oferece um serviço gratuito para verificar o status do seu CPF.

Em suma, basta acessar o site da Serasa e clicar em "Consultar CPF". Na página seguinte, você será solicitado a inserir o número do CPF. Depois de inserir as informações, clique em "Continuar".

continua depois da publicidade

Na tela seguinte, informe a senha ou crie uma conta na hora. Também é possível fazer login usando a conta do Google. Após o processamento de informações, o status do seu CPF aparecerá na tela.

Além das opções online, você também pode consultar o seu CPF pessoalmente em agências bancárias do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou agência dos Correios. Para verificar seu CPF pessoalmente, você precisará levar um documento de identificação com foto e o número de CPF.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade