Golpes no Carnaval: saiba como se proteger durante as comemorações

Veja dicas para curtir a folia com segurança e sem ter dor de cabeça com golpes durante o Carnaval.

O Carnaval é uma das festividades mais amadas pelos brasileiros. Apesar de ser cheia de cores, música e muita alegria, o cenário pode acabar em tristeza se o folião não se preocupar com os golpes financeiros que criminosos podem aplicar. Eles se aproveitam de pessoas desatentas e alcoolizadas para tirar vantagem e enganar as vítimas.

continua depois da publicidade

Para te alertar nesse período, listamos alguns dos golpes mais comuns que acontecem nessa data, para que você aproveita a festa com segurança. Continue lendo e veja a seguir.

5 golpes mais comuns no Carnaval e como se proteger da ação dos criminosos

1. Troca de cartão de crédito

Leia também

Um dos golpes mais comuns aplicado durante a folia na rua é aquele em que o cliente compra alguma coisa, uma bebida por exemplo, entrega o cartão para pagar ao vendedor, digita a senha e, somente depois percebe que o cartão foi trocado.

Felizmente, há métodos para evitar esse golpe. Em primeiro lugar, nunca entregue seu cartão para outra pessoa passar na máquina e realizar o pagamento. Faça isso você mesmo.

continua depois da publicidade

Além disso, evite inserir a senha se o cartão tiver a opção de aproximação. A recomendação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), para evitar que ocorram esses crimes financeiros.

2. Alteração no valor da compra

Outra coisa que você deve ficar atento é com relação ao valor da compra. Nesse caso, o golpista atribui um valor diferente do que deveria ser cobrado.

Portanto, depois de você mesmo inserir o cartão na maquininha e proteger a sua senha, o terceiro passo é conferir o preço que aparece no visor, para se certificar que não foi alterado. Além disso, não esqueça de pedir a sua via do comprovante de pagamento para confirmar o valor da compra.

continua depois da publicidade

Outra dica é nunca passar o cartão, quando o vendedor alegar que o visor da máquina está quebrado, ou que ela não está emitindo comprovantes. Diante dessas justificativas, desconfie sempre, ou estará correndo o risco de pagar um valor muito maior.

Outro motivo de desconfiança é quando o vendedor solicita que você passe o cartão novamente, alegando erro na cobrança. Antes de fazer isso, verifique se o pagamento já foi efetuado corretamente, para evitar cobranças irregulares.

3. Golpe do Pix

O cartão de crédito não é o único que está à mercê dos golpes no Carnaval. Também é preciso ter muita atenção ao realizar pagamentos via Pix. Desse modo, sempre confirme se o QR Code indicado ou a transferência está com o valor e destinatário corretos.

continua depois da publicidade

Para evitar problemas, outra dica da Febraban é reduzir os limites de transação quando sair para curtir a folia na rua, tanto no Pix quanto no cartão de crédito, para evitar maiores prejuízos, já que lugares com aglomeração, bebida alcóolica e pouca atenção, são o cenário perfeito para a ação de golpistas.

Como proceder ao ser vítima de um golpe?

Primeiro, você deve manter a calma. Este ponto é importante, porque muitas pessoas se desesperam ao ver que sua segurança e seus direitos foram violados.

Em segundo lugar, entre em contato com o banco para explicar a situação. Isso é importante ser feito quase que imediato, pois aumenta as chances de recuperar o dinheiro.

Denuncie o furto ou uso indevido de dinheiro ao seu banco ou outra instituição financeira, assim impossibilitará que outra pessoa utilize o seu cartão. Durante este procedimento, solicite o bloqueio do cartão, ou, se possível, faça isso pelo aplicativo do banco.

Por fim, depois de informar a instituição, você deve ir até a delegacia e fazer um boletim de ocorrência, para resguardar seus direitos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade