Como uma versão online da Carteira de Identidade, o RG Digital pode ser baixado gratuitamente através do aplicativo de mesmo nome, disponível para os diferentes estados que já aderiram ao formato virtual. Confira maiores detalhes, saiba quem pode usá-lo e como emitir a sua.
O que é o RG Digital?
O RG Digital nada mais é que a versão virtual do documento de identidade físico. Lançado pela Polícia Civil de São Paulo, ele possui a mesma validade do impresso e é emitido pela Secretaria de Segurança Pública, podendo ser utilizado em todo o país, sem a necessidade de acompanhar a versão física.
O intuito da digitalização do RG é agilizar os processos de identificação e auditoria de dados, permitindo que os cidadãos possam, como usuários do aplicativo, emitir seu documento de identificação de forma mais prática e rápida.
O RG Digital é o novo RG?
Não, o RG Digital e o novo RG são formatos distintos. O novo RG, também chamado de RG Único, irá unificar todos os dados da Carteira de Identidade em um só número: o correspondente ao CPF. No RG Digital, CPF e Número de Registro Geral seguem sendo diferentes, mantendo o mesmo formato do RG físico.
A previsão é de que, com a implementação do novo RG, a versão digital também seja atualizada, uniformizando todos os formatos.
Quem pode usar o RG Digital?
Todo e qualquer cidadão possui direito à emissão do RG Digital, mas o formato virtual ainda não está disponível para todos os estados, apenas para: Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo.
Isso se dá porque a emissão do RG, diferente do CPF, por exemplo, se dá pelos órgãos responsáveis estatais, e nem todos possuem ainda a infraestrutura necessária para a implementação do formato digital.
Como fazer o RG Digital?
Como a emissão do RG é feita pelos estados, aqueles que já disponibilizaram o formato digital possuem seus próprios aplicativos. Então, o primeiro passo é fazer o download do aplicativo do seu estado através dos links a seguir:
- Alagoas: Android ou iOS;
- Distrito Federal: Android ou iOS;
- Goiás: Android ou iOS;
- Pará: Android ou iOS;
- Paraíba: Android ou iOS;
- Rio de Janeiro: Android ou iOS;
- São Paulo: Android ou iOS.
Após fazer o download do aplicativo, basta seguir o passo a passo:
- Abra o aplicativo e escolha a opção “Adicionar RG”;
- Faça o escaneamento do QR Code que está disponível no verso do seu documento físico;
- Realize o reconhecimento facial para fazer prova de vida;
- Crie uma senha para acessar o seu documento virtual;
- Visualize o seu RG na tela do celular.
Vale lembrar que a versão virtual desse documento não é obrigatória, sendo apenas recomendada pelos estados que já a possuem para facilitar a identificação.