Isenção do IPVA passa a valer em 2023 para ESTES veículos; entenda

Milhões de condutores brasileiros poderão ser beneficiados com Isenção de IPVA para veículos. Confira as condições.

Além dos combustíveis e das revisões, muitos condutores ainda precisam lidar com taxas e impostos para poder dirigir. Pensando nisso, um projeto foi aprovado e promulgado pelo Senado Federal prevendo a isenção do IPVA de 2023 para alguns tipos de veículos.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que o Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA) é cobrado pelos estados e não pela União. Cada Unidade Federativa possui sua própria forma de cobrança, com o imposto variando de local para local.

Isenção do IPVA em 2023

A isenção do IPVA em 2023 foi proposta pelo senador Chico Rodrigues (União – RR) por meio do Projeto de Resolução do Senado (PRS) 3/2019. Inicialmente, as motocicletas de 150 cilindradas teriam o imposto zerado.

Leia também

O senador Eduardo Braga (MDB) não concordou com a ideia inicial e decidiu elevar o limite de cilindradas por meio da emenda. Assim, o texto passou a contemplar motocicletas de até 170 cilindradas.

continua depois da publicidade

“O estabelecimento de alíquota mínima de 0% para motocicletas de até 150 cm³ equivocadamente estaria segregando parcela da população que adquire motocicletas no mesmo segmento”, escreveu o parlamentar ao pedir o aumento.

De acordo com o autor do PRS, a medida visa contemplar milhões de condutores brasileiros. Segundo ele, a grande parte dos motoristas que são proprietários desse tipo de veículo são cidadãos de baixa renda.

“Nos grandes centros urbanos, nos pequenos municípios e até, principalmente, no meio rural, como é o caso do nosso estado, o transporte mais comum, por ser mais barato, são os veículos de duas rodas”, afirmou Chico Rodrigues.

continua depois da publicidade

IPVA só será zerado se os estados quiserem

Como informado, os estados e o Distrito Federal são os responsáveis por cobrar o IPVA. Mesmo que o PRS tenha sido feito e promulgado pelo Senado, os impostos só serão zerados caso os governos locais concordem com a ideia.

Como a medida não é impositiva, alguns parlamentares criticaram o PRS. O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) foi uma das pessoas que questionaram a aplicabilidade:

“Eu sinceramente acho que a consequência disso é um tipo de lei inócua. Não vejo muita utilidade nisso. Votarei a favor, claro, acho que mal não faz. Mas acho também que as consequências dependerão exclusivamente da vontade dos estados”, afirmou o parlamentar.

continua depois da publicidade

Por outro lado, o senador Chico Rodrigues voltou a defender sua proposta e apontou que, por mais que os estados tenham a palavra final, o PRS pode se tornar uma base para que haja uma unificação do IPVA.

Por fim, é preciso lembrar que, mesmo com a aprovação da isenção do IPVA para motocicletas de até 170 cilindradas, o contribuinte só terá a alíquota zerada caso haja algum anúncio oficial do seu estado.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade