País ainda terá 5 feriados nacionais em 2022; veja calendário completo

Brasil deve contar com mais 5 feriados nacionais durante o ano de 2022. Confira em quais dias da semana eles cairão.

Após o dia de Corpus Christi, muitos brasileiros já ficaram de olho para ver qual será o próximo feriado ou ponto facultativo do ano. Segundo o governo federal, 2022 ainda terá 5 feriados nacionais. Veja o calendário completo.

Vale lembrar que os feriados nacionais não devem ser confundidos com os feriados que sejam de cunho estadual ou municipal, que só valem para a região. Os feriados nacionais são definidos um ano antes, sendo organizados por meio de um calendário desenvolvido pelo Ministério da Economia que é publicado no Diário Oficial da União.

Além disso, há também uma diferença entre feriados e pontos facultativos. Durante feriados, empresas e órgãos públicos não funcionam, sendo obrigados a liberarem seus funcionários. A não ser que haja alguma necessidade justificada, a pessoa deve trabalhar, mas com salário em dobro e uma folga depois.

Por outro lado, o ponto facultativo, como o próprio nome indica, é algo que depende da vontade do empregador ou do órgão público. Ou seja, a folga pode ou não ser concedida naquele dia.

Feriados nacionais restantes em 2022: calendário

De acordo com o calendário do Ministério da Economia, os feriados nacionais restantes em 2022 serão os seguintes:

  • 07 de setembro: Independência do Brasil (quarta-feira);
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (quarta-feira);
  • 02 de novembro: Dia de Finados (quarta-feira);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);
  • 25 de dezembro: Natal (domingo).

Vale ressaltar que o feriado de 07 de setembro será um pouco mais especial que o comum. Em 2022, o Brasil comemorará 200 anos de independência de Portugal. Grandes comemorações estão sendo planejadas pelo governo federal e pelos estados.

É provável que a cerimônia principal, realizada em Brasília, atraia um grande público, inclusive de autoridades internacionais.

Leia também

você pode gostar também

CNH gratuita pode virar realidade em 2022? Veja o que se sabe até então

Ainda não há previsão de aprovação do Projeto de Lei que desobriga os cidadãos a cursarem as aulas teóricas e práticas nas autoescolas, mas a negociação será individual.

Novo golpe está sendo aplicado em aposentados; saiba se proteger

O golpe é aplicado por meio da prova de vida, solicitando informações dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Posso levar multa com CNH provisória? Veja as regras oficiais

Ao fim do processo para tirar a CNH, o condutor aprovado recebe a habilitação provisória. Somente após um ano, o motorista pode pegar o documento definitivo.

Regras da nova CNH: veja o que muda na prática para os motoristas

Motoristas que já possuíam um documento válido não precisam tirar a nova CNH. A versão atualizada da carteira possui tecnologia antifraude e outras aplicações.

Já é possível obter CNH no país sem autoescolas? Entenda o projeto

Fim da obrigatoriedade da autoescola para tirar CNH está sendo discutido em projeto que circula no Congresso Nacional.

Feriados nacionais: qual é a próxima folga confirmada em 2022? Veja calendário

Restando apenas seis feriados até o final do ano, a próxima folga confirmada será no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.