Em 2022, a celebração de Corpus Christi cairá no dia 16 de junho, próxima quinta-feira. De acordo com o calendário oficial do Ministério da Economia, a data não é um feriado nacional e sim ponto facultativo. Sendo assim, parte do comércio deve fechar e há dúvidas sobre como ficará o funcionamento dos bancos.
Por ser uma folga opcional, fica a critério dos órgãos e empresas decidirem se haverá expediente normal ou não para seus funcionários. Dessa forma, é preciso ficar atento aos avisos, principalmente, do seu estado e da sua cidade. Isso porque alguns locais podem declarar feriado municipal.
No caso das instituições financeiras, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu uma nota confirmando que não haverá expediente no dia de Corpus Christ. A decisão foi tomada levando em consideração a Resolução do Conselho Monetário Nacional. De acordo com o texto, não são considerados dias úteis para operações bancárias:
- Sábados e domingos;
- Feriados de âmbito nacional;
- Segunda e terça-feira de Carnaval;
- Dia dedicado a Corpus Christi.
A Febraban informou ainda que a Bolsa de Valores Brasileira (B3) não operará na data. Portanto, negociações de ações e outros títulos serão feitas na quarta anterior à celebração ou na sexta-feira (17/06).
Como ficará o funcionamento dos bancos em Corpus Christi
Os bancos não devem abrir no dia de Corpus Christi (16/06), mesmo nos municípios em que a data não é feriado e naqueles que adiantaram a data. Ou seja, as agências bancárias não contarão com atendimento pessoal feito por funcionários. Porém, os serviços eletrônicos continuarão funcionando normalmente durante todo o dia de folga.
Dessa forma, somente as áreas com caixas de autoatendimento estarão disponíveis para o público. Além disso, também continuará sendo possível fazer operações pelo internet banking ou pelos aplicativos das instituições financeiras.
Por não haver funcionamento normal nos bancos durante Corpus Christi, é importante verificar se cobranças de impostos, bem como contas de água, luz e telefone estão previstas para esse dia. Sobre isso, o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, afirmou que:
“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”.
Normalmente, os boletos que caem em feriados e pontos facultativos já determinados podem ser pagos no próximo dia útil sem juros e multas. Sendo assim, é possível realizar os pagamentos no dia 17 de junho. Segundo a Febraban, na sexta-feira, os bancos voltam a funcionar em expediente normal.
Calendário de feriados restantes: veja as próximas folgas
O calendário disponibilizado pelo Ministério da Economia ainda conta com outras cinco datas comemorativas depois de Corpus Christi que constituem feriados nacionais. Os brasileiros ainda terão as seguintes folgas em 2022:
- 07 de setembro: Independência do Brasil (quarta-feira);
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (quarta-feira);
- 02 de novembro: Dia de Finados (quarta-feira);
- 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);
- 25 de dezembro: Natal (domingo).
Como a maioria cai no meio da semana, só haverá um feriado prolongado no segundo semestre do ano, não tendo emendas nos demais dias.