Validade da nova CNH vai mudar? Troca será obrigatória? Entenda

Nova CNH já começará a ser emitida em todo território nacional para quem for tirar a primeira via ou renovar o documento.

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou a ser emitida no país na quarta-feira, dia 1º de junho de 2022. No primeiro momento, a troca não será obrigatória aos motoristas. Dentre as mudanças realizadas, está o período de validade da nova CNH.

continua depois da publicidade

É importante lembrar que esse documento é obrigatório para quem desejar dirigir um veículo automotor nas vias públicas do país. Caso o condutor seja parado sem o documento, poderá pagar multas, ter apreensão do veículo e até problemas com a Justiça, conforme da situação.

Aqueles que forem tirar o seu primeiro documento, fazer renovação, pedir segunda via ou solicitar a CNH definitiva (obtida após um ano da permissão) já contarão com a versão atualizada.

Nova CNH: validade do documento

Leia também

A validade da CNH continua a mesma com a nova versão do documento. Dessa maneira, o prazo varia conforme a idade do motorista:

continua depois da publicidade
  • Condutores com até 50 anos: vão precisar renovar o documento a cada dez anos;
  • Condutores entre 50 e 70 anos: vão precisar renovar o documento a cada cinco anos;
  • Condutores acima de 70 anos: vão precisar renovar o documento a cada três anos.

Nova CNH: confira as principais alterações

O documento atualizado se aproxima do padrão internacional, com identificação em português, francês e inglês. Além disso, a CNH passará a ser emitida nas cores verde e amarelo, podendo ser expedida tanto de forma física como digital. As demais correspondem a:

  • Tabela com silhuetas de veículos mostrando quais aquela pessoa está habilitada a dirigir;
  • Quadro com informações médicas e profissionais;
  • Letra P para indicar que a permissão é Provisória para condução ou D indicando Definitiva;
  • Dispositivos de segurança para evitar falsificações, como holograma, tinta que brilha no escuro e tinta que só pode ser vista com uso de luz ultravioleta.

Assinatura e foto 3×4 serão mantidas, mas virão juntas no mesmo lado do documento. Outra característica mantida é a presença do QR Code no verso para acesso à versão digital da nova CNH.

continua depois da publicidade

Com a ferramenta, será possível autenticar o documento e também utilizar a versão online, denominada Carteira Digital de Trânsito (CDT), acessível via aplicativo, para Android e iOS.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade