A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou a ser emitida no país na quarta-feira, dia 1º de junho de 2022. No primeiro momento, a troca não será obrigatória aos motoristas. Dentre as mudanças realizadas, está o período de validade da nova CNH.
É importante lembrar que esse documento é obrigatório para quem desejar dirigir um veículo automotor nas vias públicas do país. Caso o condutor seja parado sem o documento, poderá pagar multas, ter apreensão do veículo e até problemas com a Justiça, conforme da situação.
Aqueles que forem tirar o seu primeiro documento, fazer renovação, pedir segunda via ou solicitar a CNH definitiva (obtida após um ano da permissão) já contarão com a versão atualizada.
Nova CNH: validade do documento
A validade da CNH continua a mesma com a nova versão do documento. Dessa maneira, o prazo varia conforme a idade do motorista:
- Condutores com até 50 anos: vão precisar renovar o documento a cada dez anos;
- Condutores entre 50 e 70 anos: vão precisar renovar o documento a cada cinco anos;
- Condutores acima de 70 anos: vão precisar renovar o documento a cada três anos.
Nova CNH: confira as principais alterações
O documento atualizado se aproxima do padrão internacional, com identificação em português, francês e inglês. Além disso, a CNH passará a ser emitida nas cores verde e amarelo, podendo ser expedida tanto de forma física como digital. As demais correspondem a:
- Tabela com silhuetas de veículos mostrando quais aquela pessoa está habilitada a dirigir;
- Quadro com informações médicas e profissionais;
- Letra P para indicar que a permissão é Provisória para condução ou D indicando Definitiva;
- Dispositivos de segurança para evitar falsificações, como holograma, tinta que brilha no escuro e tinta que só pode ser vista com uso de luz ultravioleta.
Assinatura e foto 3×4 serão mantidas, mas virão juntas no mesmo lado do documento. Outra característica mantida é a presença do QR Code no verso para acesso à versão digital da nova CNH.
Com a ferramenta, será possível autenticar o documento e também utilizar a versão online, denominada Carteira Digital de Trânsito (CDT), acessível via aplicativo, para Android e iOS.