Confira as novas regras para tirar ou renovar CNH em 2022

Com a nova Lei de Trânsito, os prazos para emissão e renovação da carteira de habilitação foram modificados, sendo responsabilidade do condutor consultar a situação do documento.

Em janeiro de 2022, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu novas regras para a emissão e renovação da CNH. Nesse sentido, a principal alteração prevê que todo o processo para obter a habilitação dure até 12 meses, mas as exigências para elegibilidade ao documento permanecem as mesmas.

continua depois da publicidade

Além disso, fica estabelecido que as autoridades estaduais de trânsito são obrigadas a comunicar o condutor a respeito do vencimento do documento 30 dias antes, através do meio eletrônico. A partir da notificação, é de responsabilidade do condutor buscar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para realizar a atualização do documento.

As regras estabelecem que a cada dez anos o motorista precisa realizar novos exames de aptidão física e mental, mas somente são considerados válidos os resultados provenientes de clínicas associadas ao Detran. A atualização também prevê que motoristas das categorias C, D e E realizem exames toxicológicos para comprovar a capacidade de direção.

Como tirar a CNH em 2022?

Leia também

Antes de mais nada, o interessado precisa cumprir uma série de pré-requisitos para ser elegível a iniciar o processo de emissão da CNH. Nesse sentido, é necessário ter 18 anos completos, saber ler e escrever, possuir documento de identidade, assim como CPF e comprovante de residência.

continua depois da publicidade

Com isso, o cidadão precisa preencher o formulário de inscrição online e pagar a taxa de inscrição. Logo em seguida, é realizado os exames psicológicos e de aptidão física e mental, comprovando a capacidade de conduzir veículos.

A partir da conclusão dessa etapa, é preciso cumprir as 45 horas exigidas sobre a legislação de trânsito, no curso teórico e técnico de condução. Posteriormente, para iniciar as aulas práticas, o interessado realiza a prova teórica.

O curso prático tem início mediante o pagamento da taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, e deve-se cumprir o mínimo de horas/aula de acordo com a categoria da carteira a ser obtida. Por fim, é realizado o exame de direção veicular a partir do pagamento das taxas correspondentes.

continua depois da publicidade

Como renovar a CNH em 2022?

Por via de regra, a renovação da CNH acontece a partir do vencimento do documento. Entretanto, as novas regras estabelecem que a validade passa a ser de dez anos para pessoas com até 50 anos.

Por outro lado, motoristas com idade entre 50 e 70 anos passam a ter mais cinco anos na validade do documento. Já motoristas com mais de 70 anos precisam atualizar o documento a cada três anos, como forma de conferir as condições de conduzir veículos.

continua depois da publicidade

Dessa forma, é necessário entrar em contato com o Detran, pela internet ou presencialmente. Por via de regra, os condutores devem completar um formulário com as informações de identificação e pagar o Documento de Arrecadação Estadual. No geral, a renovação é liberada após quitação de débitos provenientes de multas ou contas atrasadas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade