Registro Positivo: motoristas sem multas terão benefícios do governo

Cadastro Registro Positivo de Condutores reúne motoristas que não tenham cometido infrações nos últimos 12 meses.

O Conselho Nacional de Trânsito divulgou nesta segunda-feira, 9 de maio de 2022, uma deliberação que regulamenta o Registro Nacional Positivo de Condutores, que também é conhecido como cadastro de bons motoristas.

continua depois da publicidade

O objetivo é garantir benefícios fiscais ou tarifários para condutores que não tenham cometido infração de trânsito nos últimos 12 meses. A norma havia entrado em vigor em março de 2021.

Contudo, precisava de regulamentação para ser liberada. O texto não detalha quais benefícios poderão ser concedidos, mas aponta eles vão ser oferecidos conforme legislação específica de cada estado e município.

Registro Nacional Positivo de Condutores: cadastro de bom motorista

Leia também

De acordo com o Senatran, o Detran de cada unidade da federação tem competência sobre taxas e tributos praticados em seu território. Dentro das vantagens, há possibilidade de benefícios fiscais e tarifários, como o desconto no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

continua depois da publicidade

O governo federal ainda não detalhou quais são os benefícios que os motoristas terão direito, mas reforçou que o cadastro será excluído nas seguintes situações:

  • Caso seja solicitado pelo cadastrado;
  • No caso de atribuição ao cadastrado de pontuação por infração;
  • Quando houver a suspensão do direito de dirigir;
  • Caso a Carteira Nacional de Habilitação do cadastrado for cassada ou com validade vencida há mais de 30 dias;
  • Quando o cadastrado estiver cumprindo pena de privação de liberdade.

A consulta ao Registro Nacional Positivo de Condutores é garantida a todos os cidadãos e se dará por meio do fornecimento do nome completo e CPF do condutor.

continua depois da publicidade

Mudanças no CTB

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi alterado em 2021 e as regras começaram a ser implantadas no ano de 2022. Entre elas, estão o novo prazo para renovação da CNH que varia conforme a faixa etária dos condutores.

Quem estiver com a CNH para vencer em algum momento de 2022 deverá fazer a renovação na época correta. Após pegar a nova carteira de motorista, o prazo de validade já se encaixará nas novas normas do CTB. Contudo, se a sua Carteira Nacional de Habilitação ainda vai vigorar durante algum tempo, não será preciso renová-la por agora.

Além das alterações no CTB, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também realizou algumas notificações na carteira de habilitação. O documento ganhou nova roupagem e novos dispositivos de segurança. Desenhada com cores verde e amarela, a nova CNH começará a ser emitida em junho de 2022.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade