Nova CNH já é obrigatória para todos? Confira principais regras

Nova versão da CNH foi anunciada e apresentada pelo governo federal. Documento conta com algumas mudanças.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos obrigatórios para quem quer dirigir. Recentemente, o governo federal anunciou alterações no documento. Portanto, veja se a nova CNH será obrigatória para todos e acompanhe as principais mudanças.

continua depois da publicidade

Nova CNH já é obrigatória para todos?

No momento, a nova CNH não é obrigatória. Entretanto, com o passar dos anos, ela se tornará. Quem tem o documento na versão antiga poderá utilizá-la até que vença. Somente depois disso, precisará solicitar um outro, já na versão nova.

Por outro lado, a partir de 01 de junho de 2022, para quem for tirar a CNH pela primeira vez, casos de reabilitação, renovação, segunda via ou documento definitivo (tirado após CNH provisória), a versão nova já será emitida pelos órgãos responsáveis.

Leia também

Mudanças na nova CNH

As mudanças na CNH contemplam o design do documento, as modalidades (digital e impressa) e também outras regras. Veja:

continua depois da publicidade

Modelo da CNH

O modelo da CNH recebeu modificações. Agora, a versão impressa conta com as cores verde e amarelo. O QR Code torna-se obrigatório para que haja a possibilidade do uso digital do documento.

Além disso, existem mais informações sobre o condutor e sobre os veículos que ele pode conduzir. Ilustrações foram adicionadas para auxiliar condutores e agentes de trânsito. Quem tiver a CNH Definitiva terá a letra “D” para identificar o tipo de documento. Para permissões, vigorará a letra “P”.

continua depois da publicidade

CNH digital

A CNH digital já existia desde uma atualização que foi realizada no documento anteriormente. Agora, uma nova mudança foi implementada. A CNH e documentos como o CRLV estão presentes no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS).

Assim, o motorista tem todos os dados necessário para dirigir em um só lugar.

Validade

A validade da CNH foi modificada. Condutores com até 50 anos, precisarão renovar o documento a cada 10 anos. Para motoristas entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos e para quem tem idade acima de 70 anos, o prazo será de três em três anos.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade