CNH terá novas regras em breve; veja o que vai mudar neste ano de 2022

Novas regras da CNH afetam a validade do documento, versão impressa do documento e outros aspectos. Confira quais.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) contará com novidades a partir de junho de 2022. As alterações fazem parte de atualizações realizadas pela União em relação às regras de trânsito, dos condutores e veículos. Então, veja o que muda na CNH.

continua depois da publicidade

Lembrando que a CNH é um dos documentos obrigatórios para quem deseja conduzir algum veículo em via pública. A falta do documento pode gerar multas, apreensões do veículo e, dependendo do caso, pode ser considerado até crime.

O que muda na CNH em 2022

De acordo com o anúncio do governo, a partir de 01 de junho de 2022, as novas regras da CNH já estarão valendo.

Leia também

Validade

A validade da CNH será de 10 anos para motoristas de até 50 anos de idade. Condutores com idade entre 50 e 70 anos deverão atualizar de cinco em cinco anos. Quem tiver acima de 70 deverá renovar a cada três anos.

continua depois da publicidade

Modificação no documento impresso

O documento impresso também passará por modificações. Agora, a CNH terá um modelo verde e amarelo. Nele, constará mais dados sobre o motorista, inclusive tendo a letra “P” para determinar se é uma permissão ou do documento definitivo (letra “D”).

Para facilitar o entendimento dos condutores e a fiscalização, haverá o desenho do tipo de veículo que a pessoa está apta a dirigir.

Nova pontuação da CNH já está em vigor

Apesar da regra ter sido modificada em abril de 2021, vale ressaltar que a CNH possui uma nova pontuação limite, que varia de acordo com o tipo de multa que o motorista levou:

continua depois da publicidade
  • 40 pontos: somente terá o direito de atingir 40 pontos na CNH o motorista que não tiver nenhuma multa gravíssima;
  • 30 pontos: o condutor que tiver uma multa gravíssima tem o direito de atingir até 30 pontos, sem que sua CNH seja suspensa;
  • 20 pontos: quem tiver duas ou mais multas gravíssimas em seu nome só terá 20 pontos de limite na CNH, semelhante ao que ocorria antes das mudanças.

Lembrando que a Carteira Digital de Trânsito (CDT) possui multas e diversos outros dados do condutor. O aplicativo está disponível para smartphones com sistema Android e iOS.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade