CNH: novo grupo deve renovar documento até este mês; veja qual

Renovação da CNH deve ser feita por um novo grupo de condutores em maio. Confira qual e entenda o motivo da atualização.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possui um prazo de validade. Quando ele se esgota, o motorista deve renovar o documento. Todavia, durante a pandemia, o processo ficou difícil e o governo aumentou o prazo para emitir um novo documento. Assim, um novo grupo deve renovar a CNH até o fim de maio.

continua depois da publicidade

Lembrando que dirigir com a carteira vencida pode gerar pontos e multas. Se não houver um outro condutor regular que esteja habilitado, o veículo que a pessoa conduzia pode ser recolhido.

Renovação da CNH para grupos da pandemia

Entre 2020 e 2021, a pandemia esteve em seu ápice no país. Por isso, o governo decidiu estender o prazo de vencimento das CNHs dentro desse período. Assim, os condutores não perderiam o direito de dirigir por não terem como renovar o documento.

Leia também

O governo federal elaborou um calendário de atualização da CNH, conforme a data de vencimento original. No dia 30 de abril de 2022, por exemplo, terminou o prazo para quem tinha CNH com vencimento em abril de 2021. Ou seja, há um prazo de mais ou menos um ano para que haja a atualização.

continua depois da publicidade

Por outro lado, os demais motoristas que não tiveram a CNH vencida dentro do período crítico da pandemia, precisam renovar o documento dentro de até 30 dias, conforme determina a legislação.

Calendário de vencimento da CNH

Confira o calendário de renovação das CNHs que venceram durante a pandemia:

  • CNH vencida em maio de 2021: renovar até 31 de maio de 2022;
  • CNH vencida em junho de 2021: renovar até 30 de junho de 2022;
  • CNH vencida em julho de 2021: renovar até 31 de julho de 2022;
  • CNH vencida em agosto de 2021: renovar até 31 de agosto de 2022;
  • CNH vencida em setembro de 2021: renovar até 30 de setembro de 2022;
  • CNH vencida em outubro de 2021: renovar até 31 de outubro de 2022;
  • CNH vencida em novembro de 2021: renovar até 30 de novembro de 2022;
  • CNH vencida em dezembro de 2021: renovar até 31 de dezembro de 2022.

Além da versão impressa, a CNH conta com o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para sistemas Android e iOS. Além da carteira digital, a ferramenta ainda oferece dados do condutor e outros documentos como o CRLV.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade