Gasolina: existe alguma velocidade que economiza mais combustível?

Não é só o modelo de transmissão do carro que indica o consumo de combustível. Existem algumas formas dos motoristas economizarem gasolina.

O preço dos combustíveis segue uma crescente nos últimos meses e muitos motoristas querem saber como economizar gasolina. Existem alguns fatores que podem colaborar nesse sentido e que estão dentro do seu controle. Um deles é a velocidade que você dirige.

continua depois da publicidade

De acordo com o engenheiro Ricardo Takeo, da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), manter velocidade constante entre 40 e 70 km/h já ajuda na economia. Ele explica que, para poupar combustível de verdade, o ideal é estar dentro desse limite usando a quinta marcha e em terreno plano.

Isso porque os extremos, muito rápido e muito de vagar, exigem mais e fazem o consumo ser mais alto. A troca de marcha excessiva também aumenta o gasto, pois acaba sobrecarregando o motor. Para economizar gasolina, o motorista precisa ficar atento à velocidade correta para trocar a marcha.

Como economizar gasolina: veja dicas

Leia também

Infelizmente, o trânsito das grandes cidades faz com que os motoristas precisem reduzir ou acelerar o carro com uma frequência alta. Por isso, manter a velocidade constante é só uma das dicas para economizar gasolina. Nesse sentido, é importante evitar frear ou acelerar bruscamente para não exigir do motor mais que o necessário.

continua depois da publicidade

Além disso, é preciso se valer de outros truques para não gastar demais, como:

  • Estar sempre com os pneus calibrados dentro do nível de pressão recomendado pelo fabricante para reduzir o atrito com o solo;
  • Usar o ar-condicionado apenas quando necessário, porque ele faz o motor trabalhar um pouco a mais. O consumo de gasolina pelo ar-condicionado pode chegar a 10% na cidade;
  • Não acelerar o carro desengatado ou parado no semáforo, pois você vai gastar combustível sem tê-lo usado de fato;
  • Deixe o carro engatado nas descidas, usando apenas o freio-motor do carro. A prática de deixar veículo desengatado funcionava apenas em carros carburados. Com a injeção eletrônica, se você mantiver o ponto morto nas descidas, o sistema de freios vai precisar trabalhar mais e pode até falhar;
  • Não faça seu carro de depósito e evite carregar muito peso nele. Quanto mais pesado o carro estiver, mais força o motor precisará fazer e você não conseguirá economizar gasolina.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade