Nome sujo e CPF negativado? Veja como é possível resolver o problema

A pessoa que tem o nome sujo conta com muitas restrições no mercado. Por isso, veja como regularizar o CPF negativado o quanto antes.

Não poder abrir conta em bancos, conseguir empréstimos em instituições financeiras e ter cartão de crédito negado são algumas das consequências para um cidadão que está com o CPF negativado. Caso seja seu caso, veja como é possível se livrar do nome sujo.

continua depois da publicidade

Inicialmente é importante fazer a consulta do CPF e verificar se o nome está nessa condição, consultando o cadastro de empresas especializadas nesse serviço, que registra a inadimplência de consumidores. De acordo com a Serasa, o setor de telefonia foi o que mais registrou tentativas de fraude no ano passado e acabou levando os clientes ao nome negativado.

CPF negativado: como fazer a consulta?

Antes de ser encaminhado aos órgãos de restrição de crédito, a empresa precisa notificá-lo sobre a dívida. Conforme a lei do consumidor, o aviso precisa informar a data em que o nome será enviado ao SPC/Serasa.

Leia também

Contudo, nem todos os endividados ficam sabendo quando está com nome sujo. Para fazer a consulta pela internet, é preciso entrar num site especializado em proteção ao crédito. A consulta pode ser realizada pelo portal da Serasa, e seguindo o passo a passo do endereço eletrônico.

continua depois da publicidade

Ainda na plataforma, poderá habilitar uma ferramenta desenvolvida pela própria Serasa, que envia notificações em algumas situações de uso do seu CPF:

  • Quando uma compra é realizada;
  • Quando há solicitação de empréstimo;
  • Quando CPF for usado para abertura de empresa;
  • Quando CPF for encaminhado para lista de negativados;
  • Quando o CPF for negativado;
  • Quando o nome sair da lista de negativados.

CPF negativado: o que fazer para “limpar” o nome?

Caso tenha identificado que o nome está com restrição, confira no próprio site da Serasa as possibilidades de negociação. Além disso, de forma contínua, a empresa realiza feirões de renegociação.

continua depois da publicidade

Caso você não localize a empresa que está devendo, entre em contato diretamente com ela para realizar a negociação para o pagamento. Quem já está com o CPF negativado pode conseguir descontos visando a quitação da dívida.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade