Saiba como ter acesso à Carteira de Trabalho Digital (CTPS)

O trabalhador pode criar um arquivo no formato PDF com as suas principais informações profissionais e imprimi-los ou enviá-los por e-mail, por exemplo.

Você já trabalhou em diversas empresas e não sabe qual é o seu tempo de contribuição com o INSS ou precisa de informações a respeito de alguma empresa que já prestou serviço tempos atrás? Vamos te mostrar como você pode ter acesso a sua Carteira de Trabalho Digital (CTPS), que traz mais facilidade no dia a dia para todos os profissionais.

continua depois da publicidade

O que é a CTPS digital?

Trata-se de um aplicativo que foi criado pelo Governo Federal e que possibilita o trabalhador fazer consultas sobre a sua vida profissional, como datas de admissão e demissão, alterações no salário, benefícios trabalhistas que já foram recebidos, abonos, seguro-desemprego, entre outros.

Esse documento está disponível para qualquer cidadão que tenha CPF. Vale lembrar que a CTPS digital, dependendo da situação, pode substituir a carteira de trabalho impressa.

Leia também

Mas se você tem esse documento consigo, recomendamos guardá-lo em um local seguro, já que todas as anotações também servem como comprovante que você já prestou serviço em empresas diversas.

continua depois da publicidade

Como solicitar a minha CTPS digital?

A primeira coisa a se fazer para ter acesso a sua CTPS digital é se cadastrar no sistema acesso.gov.br. É bem simples, olha só:

  • Você deve informar o seu CPF, nome completo, data de nascimento, nome completo da sua mãe, e local de nascimento;
  • Após o correto preenchimento, vai abrir uma outra página com um questionário contendo cinco perguntas simples sobre a sua vida profissional;
  • Depois de tudo devidamente respondido e conferido pelo banco de dados do sistema, você receberá uma senha temporária que vai servir somente para o primeiro acesso, devendo ser trocada logo em seguida, para uma maior segurança.

Assim que o cadastro estiver devidamente feito, a sua CTPS digital já estará disponível no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Basta fazer o download no seu celular, preencher as informações e pronto.

continua depois da publicidade

Posso imprimir a minha CTPS digital?

Sim. O trabalhador pode criar um arquivo no formato PDF com as suas principais informações profissionais e imprimi-los ou enviá-los por e-mail, por exemplo. Veja como fazer:

  • Com o aplicativo aberto, toque em “enviar” e selecione as informações que deseja que sejam enviadas para os solicitantes. Caso essa opção seja desmarcada, não é possível selecionar todos os seus contratos de trabalhos presentes no documento digital;
  • Toque no botão “PDF” e aguarde o processo ser concluído;
  • Depois, toque na opção “Salvar” caso queira armazenar o documento que foi gerado no seu smartphone, ou em “Enviar” para mandar o arquivo para quem quiser.

Através de um simples cadastro e com poucos minutos, o trabalhador pode ter acesso a sua CTPS digital.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade