Pix: veja as principais novidades que devem ser lançadas em 2022

Novas funções do Pix podem ser colocadas em prática nesse ano, com o objetivo de melhorar a experiência das transferências instantâneas.

As transferências via Pix já somam operações do que os demais sistemas de transferências bancárias. De acordo com pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 85% dos usuários aprovam a transação instantânea. Mas a ferramenta deve trazer algumas novidades para 2022.

continua depois da publicidade

Novas funções do Pix

Em 2021, o Banco Central lançou o Pix Saque e o Pix Troco, possibilitando saques em dinheiro sem a necessidade de ir a uma agência bancária. Os usuários podem fazer a retirada de valores em estabelecimentos comerciais que tenham adotado o sistema. Para 2022, quatro novas funções devem começar a valer:

    Leia também
  • Validação de identidade: envio de Pix no valor de R$ 0,01 para confirmar a identidade na hora de fazer um cadastro, por exemplo. A transferência será equivalente a uma assinatura;
  • Crédito sem cartão: o sistema servirá como um cartão de crédito, mas sem anuidades e taxas. Num aplicativo, o usuário terá um limite de gastos que poderá ser utilizado por meio do Pix. Ou seja, a pessoa poderá fazer compras, por exemplo, e pagar com a transferência instantânea enquanto ainda houver limite;
  • Ferramenta de cobrança: uso de QR Code com valores personalizados para cobrar pagamentos via meios de comunicação. O cobrador envia o código por meio do WhatsApp, SMS e e-mail para o pagador;
  • Boleto híbrido: dentro dos boletos bancários virá o Pix acoplado, assim o usuário poderá decidir como fará o pagamento.

Outras funções anunciadas pelo Banco Central

Anteriormente, o Banco Central já havia divulgado outras possíveis operações a serem lançadas nesse ano. Veja quais são as outras modalidades de Pix:

  • Garantido: usuários poderão fazer parcelamentos e agendamentos;
  • Aproximação: pagamentos poderão ser feitos aproximando o celular da maquininha de cartões;
  • Débito automático: colocar contas em débito automático via Pix;
  • Offline: ainda em análise, a função pode permitir as transações sem que o celular esteja conectado à internet;
  • Internacional: ainda em negociação, o Banco Central está analisando a possibilidade de realizar Pix para contas de outros países.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade