Pix: veja as principais novidades que devem ser lançadas em 2022

Novas funções do Pix podem ser colocadas em prática nesse ano, com o objetivo de melhorar a experiência das transferências instantâneas.

As transferências via Pix já somam operações do que os demais sistemas de transferências bancárias. De acordo com pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 85% dos usuários aprovam a transação instantânea. Mas a ferramenta deve trazer algumas novidades para 2022.

Leia também

Novas funções do Pix

Em 2021, o Banco Central lançou o Pix Saque e o Pix Troco, possibilitando saques em dinheiro sem a necessidade de ir a uma agência bancária. Os usuários podem fazer a retirada de valores em estabelecimentos comerciais que tenham adotado o sistema. Para 2022, quatro novas funções devem começar a valer:

  • Validação de identidade: envio de Pix no valor de R$ 0,01 para confirmar a identidade na hora de fazer um cadastro, por exemplo. A transferência será equivalente a uma assinatura;
  • Crédito sem cartão: o sistema servirá como um cartão de crédito, mas sem anuidades e taxas. Num aplicativo, o usuário terá um limite de gastos que poderá ser utilizado por meio do Pix. Ou seja, a pessoa poderá fazer compras, por exemplo, e pagar com a transferência instantânea enquanto ainda houver limite;
  • Ferramenta de cobrança: uso de QR Code com valores personalizados para cobrar pagamentos via meios de comunicação. O cobrador envia o código por meio do WhatsApp, SMS e e-mail para o pagador;
  • Boleto híbrido: dentro dos boletos bancários virá o Pix acoplado, assim o usuário poderá decidir como fará o pagamento.

Outras funções anunciadas pelo Banco Central

Anteriormente, o Banco Central já havia divulgado outras possíveis operações a serem lançadas nesse ano. Veja quais são as outras modalidades de Pix:

  • Garantido: usuários poderão fazer parcelamentos e agendamentos;
  • Aproximação: pagamentos poderão ser feitos aproximando o celular da maquininha de cartões;
  • Débito automático: colocar contas em débito automático via Pix;
  • Offline: ainda em análise, a função pode permitir as transações sem que o celular esteja conectado à internet;
  • Internacional: ainda em negociação, o Banco Central está analisando a possibilidade de realizar Pix para contas de outros países.

Leia também


você pode gostar também

Quais documentos serão unificados com o novo RG em 2022?

A legislação que prevê as atualizações no novo RG pretende unificar as informações dos brasileiros, mas também integrar outros documentos na sua versão física ou digital.

Afinal, pode ter concurso em ano eleitoral? Veja mitos e verdades

Apesar do que se pensa popularmente, a execução de concursos públicos e a nomeação dos candidatos pode acontecer em ano eleitoral, dentro de parâmetros específicos na lei.

Emissão do novo RG será gratuita para todos? Veja regras do governo

O documento já começou a ser emitido no Rio Grande do Sul, e neste mês, será oferecido ao Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás.

Não recebeu a restituição do IR? Confira o que pode ter acontecido

Os contribuintes que não tiverem a restituição liberada poderão estar inseridos na malha fina da Receita Federal, sendo fundamental conferir qualquer inconsistência nos dados.

CNH gratuita pode virar realidade em 2022? Veja o que se sabe até então

Ainda não há previsão de aprovação do Projeto de Lei que desobriga os cidadãos a cursarem as aulas teóricas e práticas nas autoescolas, mas a negociação será individual.

Novo golpe está sendo aplicado em aposentados; saiba se proteger

O golpe é aplicado por meio da prova de vida, solicitando informações dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).