Confira as novas regras para tirar e renovar sua CNH em 2022

Mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) alteraram as regras para tirar e renovar a CNH no ano de 2022.

Com as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), novas regras para tirar e renovar a CNH já estão valendo em 2022. Confira o que impactará durante a renovação dos documentos e as exigências que passarão a ser feitas.

As mudanças no CTB foram feitas em 2021, tendo sido aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidência da república. As novas regras aumentam prazos de renovação, alteram o modelo da CNH, entre outras alterações.

Prazo de renovação da CNH

Agora, existem novos prazos para renovar a CNH. Quem tirar o novo documento em 2022 e tenha até 50 anos, terá uma CNH com validade de 10 anos. Para condutores entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Por fim, para quem possui acima de 70 anos, o prazo será de três anos.

Para que o motorista não dependa apenas de si para lembrar de renovar a carteira, cada Detran será responsável por enviar uma notificação informando sobre o vencimento, com 30 dias de antecedência do fim da validade do documento.

Além disso, os motoristas são obrigados a quitarem todos os débitos que tiverem, sejam relacionados aos veículos em seus nomes ou aos próprios condutores.

Categorias da CNH

O novo código manteve as cinco categorias de documento, com as seguintes características:

  • Categoria A – veículo com motor de duas a três rodas;
  • Categoria B – veículo com motor, que não faça parte da categoria A e que tenha até 3,5 toneladas. è preciso ter no máximo nove lugares;
  • Categoria C – veículo para transporte de carga com mais de 3,5 toneladas;
  • Categoria D – veículo para transporte de passageiros com mais de nove lugares (motorista incluso), com ao menos 21 anos, dois anos de categoria B e um de categoria C;
  • Categoria E – veículos dentro das categorias B, C ou D com mais de 6 toneladas (reboque, semirreboque, trailer) ou lotação maior do que oito lugares.

Leia também

você pode gostar também

Novo golpe está sendo aplicado em aposentados; saiba se proteger

O golpe é aplicado por meio da prova de vida, solicitando informações dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Posso levar multa com CNH provisória? Veja as regras oficiais

Ao fim do processo para tirar a CNH, o condutor aprovado recebe a habilitação provisória. Somente após um ano, o motorista pode pegar o documento definitivo.

Regras da nova CNH: veja o que muda na prática para os motoristas

Motoristas que já possuíam um documento válido não precisam tirar a nova CNH. A versão atualizada da carteira possui tecnologia antifraude e outras aplicações.

Já é possível obter CNH no país sem autoescolas? Entenda o projeto

Fim da obrigatoriedade da autoescola para tirar CNH está sendo discutido em projeto que circula no Congresso Nacional.

Feriados nacionais: qual é a próxima folga confirmada em 2022? Veja calendário

Restando apenas seis feriados até o final do ano, a próxima folga confirmada será no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.

Novo RG será obrigatório a partir de agosto? Veja prazo e regras oficiais

Alguns estados vão iniciar a emissão do novo RH, mas o prazo final para distribuição em todo território nacional é até março de 2023.