Para que serve o pequeno bolso da calça jeans? Saiba aqui

O pequeno bolso da calça jeans que fica dentro de um bolso comum pode parecer um mero detalhe hoje, mas teve sua importância histórica.

Você já se perguntou qual é a utilidade daquele pequeno bolso da calça jeans? Há quem ache que ele serve para guardar moedas, isqueiros e outros objetos pequenos. Já outras pessoas não veem como um compartimento e sim como um “enfeite”. No entanto, o bolsinho foi projetado com um propósito específico.

Para entender esse pequeno bolso, é preciso compreender o contexto histórico de criação das calças jeans. O minicompartimento, de acordo com a marca Levi’s, uma das pioneiras na produção de denim (jeans), foi criado para guardar os famosos relógios de bolso.

Pequeno bolso da calça jeans: compartimento para relógio

Os relógios de pulso foram criados apenas no século XX. Sendo assim, antes disso, os homens carregavam pequenos relógios presos a correntinhas para poder verificar as horas. No entanto, os tecidos das calças não eram fortes o suficiente para carregar objetos mais pesados.

Em cenários como as corridas do ouro no fim do século XIX, na Califórnia, os bolsos chegavam a rasgar. Isso porque os cowboys passavam horas em cima de cavalos carregando relógios dentro do compartimento da calça. Mas o peso do objeto junto à fricção do balanço do cavalo acabava fazendo buraco na roupa.

Com o surgimento do denim, esse problema foi resolvido, já que o material suportava melhor. De acordo com a marca Levi’s, “O primeiro jeans azul tinha quatro bolsos — apenas um atrás e, na frente, dois mais o pequeno bolso do relógio”. Ao longo do tempo, o compartimento acabou funcionando bem para outros objetos menores.

Contudo, hoje em dia, o bolsinho da calça jeans é muito mais uma questão de estilística do que de utilidade. Segundo a historiadora da Levi Strauss, Tracey Panek, “os pequenos bolsos foram mantidos nos jeans Levi’s para manter a integridade do design original“.

Leia também

você pode gostar também