Para que serve o furo que fica na tampa da caneta? Descubra aqui

Pode não parecer, mas o furo da caneta e aquele furinho no tubo plástico possuem um motivo muito importante para existirem.

As canetas fazem parte daquele seleto grupo de objetos que nós utilizamos praticamente quase todos os dias. Por isso, diversos tipos já foram feitos. O mais comum é o modelo de plástico que possui um furo na tampa. Mas você já se perguntou para que serve o furo que fica na tampa da caneta?

continua depois da publicidade

Para que serve o furo que fica na tampa da caneta?

Para entender o motivo do furo da caneta, é preciso saber um pouquinho de como funciona a pressão. Mas não se preocupe, vamos fazer um resumo bem rápido e simples.

De acordo com a física, quando a pressão dentro de um objeto é maior do que a pressão atmosférica do planeta, o conteúdo do objeto tende a sair. No caso da caneta, o conteúdo é a tinta. Sendo assim, se não houver o furo a tendência é que a tinta comece a sopitar e borrar a mãos dos usuários e o papel.

Por isso, em 1950, Marchel Bich, fabricante de canetas da França, decidiu que suas canetas teriam um furo na tampa e também um pequeno furo no tubo plástico. Assim, a atmosfera do lado de dentro ficaria igual à do lado de fora, sem risco de a tinta sair de forma descontrolada.

continua depois da publicidade

Além disso, o fato da tampa da caneta ser aberta tem uma função de segurança. Caso alguma criança engula a tampa e venha a engasgar, o buraco ajuda na passagem de ar, dando mais tempo para que um resgate adequado possa ser realizado.

A invenção passou a fazer muito sucesso, pois era simples e também barata. O nome da primeira caneta com essas características é conhecido por quase todo mundo: Bic.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade