Nos tempos de escola, a borracha era um item básico. Até porque muitas pessoas ainda tinham receio de usar a caneta. Com o erro escrito a lápis, era bem mais fácil corrigir com uma esfregadinha rápida da borracha no papel. Mal sabíamos que a caneta seria obrigatória no Enem.
Não sei se vocês lembram, mas existem vários tipos de borrachas diferentes. Uma bem famosa é a que tem dois lados com cores diferentes: um meio azulado e mais rígido, enquanto o outro era avermelhado e um pouco mais flexível. Ambas as partes possuem funções distintas.
E este é o tema da matéria de hoje, já que algumas pessoas ainda não sabem como usá-la – ou erraram a sua utilização durante grande parte do ensino fundamental ou médio. Leia o artigo até o final e tire sua dúvida de uma vez por todas.
Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos por aqui. Além de curiosidades gerais para facilitar o seu dia a dia, também cobrimos pautas sobre ciência, tecnologia, educação, notícias de concursos públicos abertos e muito mais.
Qual é a verdadeira função do lado azul da borracha?
Diferente do que muitos acham, o lado azul da borracha não é a melhor maneira de apagar canetas grifadas em papéis. Ele é bastante rígido e você, volta e meia, já protagonizou incidentes em que o papel de seu fichário ou caderno simplesmente rasgou ao usar o azulado da borracha.
Mas vamos aos fatos: de início, a empresa fabricante realmente usou a parte como fins de remoção de tintas de papel. Só que a ideia não foi tão interessante ao ser colocada em prática. A caneta penetra as fibras de papel e não qualquer material que conseguirá tirá-la de lá.
A parte azul pode até fazer isso, mas a que custo? De que vale se o papel se rasgará depois da empreitada? Por isso, percebemos que a função não era essencialmente essa mais. Por ter efeito abrasivo e ser mais rígido, o lado azul serve para uma função bem mais estratégica.
Você pode usá-lo, por exemplo, para apagar escritos em superfícies mais rígidas, a exemplo da madeira e a própria cartolina mesmo. É um uso bem mais interessante – e sem o risco de rasgar ou danificar qualquer material aparente.
E o outro lado, como funciona?
O lado branco ou vermelho da borracha é mais macio e menos abrasivo, tornando-o ideal para apagar lápis ou grafite em geral. Se você cometer um erro ao usar lápis, a parte esbranquiçada é a escolha certa.
Ela oferece uma remoção suave, e isso sem danificar o papel. Além do mais, é útil para criar nuances em desenhos ou esboços, proporcionando maior controle sobre a pressão e a quantidade de material removido.