Lidar com o plural das palavras na Língua Portuguesa nem sempre é a mais simples das tarefas. Pelo fato de algumas possuírem mais de uma variação, elas podem criar confusões: um exemplo é o plural correto para “bênção”.
O motivo da dúvida de muitas pessoas vem do fato de existirem duas opções para o termo, até mesmo no singular: “bênção” e “benção”. Com isso, surgem também duas possibilidades de plural.
Pensando nisso, confira abaixo qual a versão plural correta para “bênção”, e não erre mais.
Qual é o plural correto para “bênção”?
Enquanto o plural de “benção” é “benções”, o plural de “bênção” é “bênçãos”. Como informado anteriormente, existem duas formas de plural pois existem duas formas de escrita do substantivo.
Nesse sentido, a forma preferencial de escrita da palavra é “bênção”, com acento circunflexo. A outra versão, por sua vez, é a não preferencial.
A palavra oxítona “benções”, ou seja, que possui tonicidade na última sílaba, provém de um termo que possui um uso formal não no Brasil, mas em Portugal.
Mesmo que “benção” seja a boa forma, ela só é utilizada pelos portugueses. Com isso, ocorreu um recuo da acentuação tônica. Em terras brasileiras, levando em consideração a língua-padrão, há a preferência por “bênção”.
Embora ambos os termos estejam dicionarizados, é importante tomar cuidado e saber quais são as versões mais adequadas para cada país.
Isso demonstra um ótimo domínio da língua, especialmente em ambientes acadêmicos ou profissionais.
Mais sobre as bênçãos
Em relação à etimologia, o termo “bênção” vem do latim “benedictione”, bem como outras formas arcaicas. Ele remete ao “benedictio”, ou seja, ao bendito, bendizer, ao louvor, o oposto de maldizer.
A palavra também deu origem a dois nomes próprios muito populares no Brasil e até mesmo em Portugal: Benedito e Bento. Um “beneditino” é um indivíduo paciente, meticuloso, que se devota incansavelmente a algo.
Como informado anteriormente, no plural, a “bênção” se torna “bênçãos”. Confira abaixo alguns exemplos utilizando os termo:
- Esse casamento só foi possível por meio da sua bênção;
- Tudo terminou bem, graças à bênção de Deus em nossas vidas;
- Essa garota é uma bênção em nossos dias;
- Meus pais não puderam vir, mas enviaram suas bênçãos;
- Um lar do tipo precisa de todas as bênçãos possíveis;
- Meus filhos são minhas maiores bênçãos.
No caso da versão menos utilizada, “benção” e seu plural “benções”, seu sentido nas frases não é alterado. Veja exemplos:
- Meu filho é minha maior benção;
- Tudo terminou bem, graças à benção de Deus;
- Suas bençãos significam o mundo para nós;
- Só poderei seguir em frente com suas bençãos.
A pronúncia de “bênção” e “benção”, por sua vez, possui algumas diferenças.
Enquanto “bênção”, com acento circunflexo, é uma palavra paroxítona, sua sílaba tônica é “bên”. Assim, a pronúncia é “BÊN-ção”.
Por outro lado, “benção”, sem acento circunflexo, é considerada uma palavra oxítona. Sua sílaba tônica é “ção”, logo, a pronúncia correta é “ben-ÇÃO”.