Raciocínio lógico é uma das matérias mais cobradas em concursos públicos e, geralmente, está ligada a questões de matemática. No entanto, esses testes podem ter diversas estruturas e brincar com uma grande gama de temas. Neles, o candidato deve estruturar um pensamento para chegar a determinada conclusão e resolver um problema.
Para alcançar o resultado desejado, seja ele um cálculo matemático ou um conceito escondido, é necessário ter muita atenção e foco. A pessoa que realiza um teste de raciocínio lógico precisa pensar de forma concisa e perceber o que pode estar além do proposto.
Teste de raciocínio lógico
A interpretação é peça-chave na hora de resolver um teste de raciocínio. Nem sempre a resolução se mostrará rapidamente, por isso, é preciso ter bastante calma e olhar crítico. O concurseiro que busca a aprovação deve se preparar para esse tipo de questão que relaciona uma série de conhecimentos.
Uma das melhores maneiras de treinar é respondendo testes, como esses de Internet. Por mais bobos que alguns possam parecer, eles exigem um certo nível de observação que pode pegar seu cérebro desprevenido. Pensando nisso, o Concursos no Brasil trouxe um teste de raciocínio lógico:
Qual é a resposta do teste?
Viu só como mesmo uma pergunta que parece simples pode exigir da sua capacidade mental? Para alguns, a proposição acima não faz sentido nenhum. Mas quem tem o olhar atento conseguiu perceber que a resposta certa é o número 3. Isso mesmo: o nome da comissária de bordo é Ione.
A explicação é bastante simples:
- 1 em números romanos é I (como a letra i maiúscula);
- 1 em inglês é one;
- Juntando os dois, tem-se o nome da comissária: Ione.
Como estudar raciocínio lógico para concursos?
Muito provavelmente as questões de raciocínio lógico em concurso público serão mais complexas, envolverão cálculos e não terão tanta cara de pegadinha. Porém, mesmo essas simples brincadeiras podem auxiliar o candidato a desenvolver suas habilidades de percepção.
Além de fazer testes de raciocínio lógico, o concurseiro ainda pode se valer de outras dicas de preparação para essa disciplina:
- Aprenda as diferentes estruturas lógicas, como conjunção, disjunção, negação e condição, para saber em quais detalhes você precisa focar;
- Analise bem os enunciados e busque fazer associações de acordo com os seus conhecimentos;
- Procure provas anteriores que tenham questões de raciocínio lógico e tente resolvê-las sem olhar a resposta final.
Com esses macetes, o seu cérebro irá se acostumar a pensar em todas as variantes, fugir do óbvio e buscar soluções mais rapidamente.