Algumas profissões exigem muita criatividade no dia a dia. O problema é que nem sempre estamos com aquela baita inspiração para ter ideias disruptivas e inovadoras, já que isso não é tão simples. Por isso, vamos te mostrar que a técnica de brainstorming pode te ajudar a ter ideias brilhantes e que façam sentido. Ficou curioso ou se identificou com a situação? Basta continuar a leitura.
Mas o que é brainstorming?
Antes de passarmos para as dicas, vamos ao conceito de brainstorming. Trata-se de uma “chuva de ideias” que, em um primeiro momento, parece não fazer o menor sentido. Mas depois são minuciosamente analisadas até que se cogite a possibilidade de serem aproveitadas, ou não.
É uma metodologia massivamente usada pelos profissionais do marketing para compartilhar e criar insights. Inicialmente, as ideias oriundas do brainstorming não passam por nenhum tipo de filtro. Somente depois elas podem ser consideradas, levando-se em conta a sua praticidade e viabilidade.
Dicas de brainstorming para você ter ideias brilhantes
Agora que você entendeu o conceito de brainstorming, conheça dicas valiosas para ter ideias geniais:
1) Entenda o objetivo
Para que você consiga ter ideias brilhantes com o brainstorming, a primeira coisa a se fazer é entender o seu objetivo final. Dessa maneira, você não perde o foco quando as ideias “brotarem” em sua mente. Afinal, toda ideia precisa ter um objetivo bem definido, certo?
2) Descarte o que não faz sentido
É absolutamente natural ter ideias vagas ou que não tenham nada a ver com o objetivo proposto, em um brainstorming. Por isso, se você acreditar que essa ou aquela ideia não vá agregar valor ao time, ou que seja, pelo menos no primeiro momento, inviável, descarte-a e não perca o seu tempo com ela. Mas lembre-se de que ideias ruins podem ser um gatilho para uma que seja inovadora.
3) Fragmente o assunto geral
Suponha que você tenha um assunto mais geral em mãos que precisa de um brainstorming eficaz. Que tal fragmentá-lo em pequenas partes ou detalhes?
Novas ideias podem aparecer em sua mente. Quando esmiuçamos um tema mais amplo, a nossa criatividade pode ficar mais aguçada, já que conseguimos manter o foco em específico.
4) Combinações podem ajudar
Um brainstorming eficiente também exige a combinação de imagens, arranjos visuais e espaciais e muitas cores. Estranho? Nem tanto. Essa tática pode revelar sentimentos e emoções que fazem surgir novas ideias.
Por isso, explore ao máximo o seu lado mais visual com objetos ou gravuras que tenham relação com o assunto principal discutido. O nosso cérebro adora cominações.
5) Use uma palavra-chave
Para ter ideias brilhantes com o uso da técnica de brainstorming, você também pode usar uma palavra-chave que tenha relação com o seu objetivo e ir fazendo conexões com ela. É bem parecido com um mapa mental, bastante usado pelos concurseiros.
Em suma, faça uma “tempestade de palavras” sempre com o foco na palavra-chave principal. Anote tudo em uma folha de papel, já que pode aparecer muita ideia aproveitável.
6) Rabiscos são perfeitos
É isso mesmo. Rabiscar em uma folha em branco pode turbinar a sua imaginação. O brainstorming, na maioria das vezes, se baseia em um descontraído bate-papo.
Mas o simples fato de rabiscar consegue impulsionar a sua mente a sair do “modo automático”, a pensar em coisas diferentes e até fazer conexões interessantes e, por vezes, inesperadas. Uma coisa tão simples (rabiscar) pode causar um efeito gigantesco em nosso cérebro. Incrível, não?
7) Improvisação? Sim
Você sabia que a nossa criatividade também pode ser aprimorada com um pouco de improviso? É verdade. Por mais que possa parecer brincadeira, apelar para jogos de improvisação pode aumentar a nossa capacidade de ter boas ideias.
Entre risadas e diversão, a sua energia criativa poderá ser muito maior. Afinal, o nosso cérebro precisa de um descanso para continuar se mantendo produtivo ao longo do dia. E opções não faltam.
8) O ambiente é importante
Todos os participantes de um brainstorming precisam estar em um ambiente confortável e leve, sem aquele clima chato e pesado. Mesmo que não pareça, isso pode impulsionar o insight criativo de qualquer um.
Uma boa dica é fazer uma sessão de brainstorming em um local que não tenha nenhuma relação com o ambiente de trabalho. Sua imaginação vai criar asas. Pode acreditar.
Viu como a técnica de brainstorming é fundamental para ter ideias brilhantes e inovadoras? Agora é colocar nossas dicas em prática e prosperar em sua carreira.