As profissões para quem gosta de robótica geralmente apresentam alta demanda por mão de obra qualificada, oferecem salários atrativos e oportunidades de crescimento na carreira. Afinal, a tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida.
Se você se identifica com a área de Tecnologia, gosta de Ciências Exatas, tem familiaridade com linguagens de programação, cálculos complexos e Inteligência Artificial, continue lendo este artigo.
Selecionamos oito profissões para quem gosta de robótica que costumam demandar talentos qualificados. Vamos conferir?
Profissões para quem gosta de robótica
1. Engenheiro Mecatrônico
O Engenheiro Mecatrônico é o profissional responsável por projetar, desenvolver e implementar sistemas inteligentes em indústrias de diversos segmentos.
Em outras palavras, ele cria sistemas de produção modernos e robustos. Essa expertise coloca esse profissional no epicentro da área de robótica e automação.
2. Programador de Robôs
Outra das profissões para quem gosta de robótica. O Programador de Robôs tem a responsabilidade de criar códigos e comandos que permitem que essas máquinas, que são baseadas em Inteligência Artificial, realizem tarefas específicas no dia a dia.
Indústrias do setor automotivo até empresas da área da Saúde e Entretenimento são as principais contratantes.
3. Especialista em Inteligência Artificial
O trabalho do Especialista em IA consiste em desenvolver algoritmos e modernos sistemas que permitam aos robôs aprender, realizar tarefas complexas sem intervenção humana e até tomar decisões assertivas.
Com base na técnica Machine Learning, esse profissional é um dos responsáveis pela criação de robôs autônomos e adaptáveis.
4. Engenheiro de Robótica
Ao pensar nas profissões para quem gosta de robótica, essa não pode faltar. O Engenheiro de Robótica é o responsável pela criação do projeto de robôs autônomos.
Ele está diretamente envolvido com o design, fabricação e até a implementação dos sistemas tecnológicos que darão “vida” aos robôs. Indústrias de diversos segmentos são as principais contratantes.
5. Engenheiro de Visão Computacional
Esse profissional tem a missão de permitir que os robôs consigam perceber e, sobretudo, entender o ambiente ao seu redor.
Por isso, ele precisa desenvolver sistemas e algoritmos que façam com que as máquinas identifiquem objetos, processem as informações visuais e tomem decisões baseadas nas imagens que foram capturadas por sensores de movimento e câmeras.
6. Engenheiro de Sistemas Embarcados
Essa também é outra das profissões para quem gosta de robótica. O Engenheiro de Sistemas Embarcados é o responsável pela criação dos “cérebros” dos robôs.
Ou seja, ele precisa desenvolver e implementar os softwares que serão responsáveis pelo funcionamento dos robôs autônomos. Empresas do ramo da Tecnologia costumam contratar esse profissional.
7. Pesquisador em Robótica
Esse profissional atua em institutos de pesquisas tecnológicas, universidades e até em indústrias. O seu objetivo é criar soluções inovadoras na área da robótica que possam aprimorar a funcionalidade, segurança e desempenho dos robôs.
Ele precisa explorar novos conceitos do ramo, aperfeiçoar algoritmos de controle, criar designs que sejam mais eficientes e até aperfeiçoar técnicas que possam influenciar positivamente o futuro da robótica.
8. Especialista em Ética e Robótica
Por fim, a última das profissões para quem gosta de robótica da nossa seleção. Com o advento dos robôs em todo o mundo, questões éticas importantes ganham uma certa relevância.
Por isso, o Especialista em Ética e Robótica precisa explorar todas as implicações sociais e morais do ramo da Automação e Inteligência Artificial.
Esse profissional auxilia no desenvolvimento de diretrizes éticas que envolvem a criação de robôs, bem como o uso responsável dessas máquinas autônomas nos mais variados contextos.
E aí, com qual das profissões para quem gosta de robótica você mais se identificou?