Consumidores sempre ouviram falar em empresas como o SPC e a Serasa e isso pode ter gerado confusão em algum momento. Muitos pensam ser a mesma coisa e não acabam não sabendo as principais diferenças entre elas.
De fato, as duas são classificadas como bureaus de crédito, empresas que usam informações dos consumidores, classificando-os em níveis de inadimplência e adimplência, para pessoas físicas e jurídicas. Assim, esses bancos de dados são lugares em que as instituições financeiras avaliam se os clientes e consumidores são bons pagadores ou não.
Nesse sentido, os consumidores são classificados de acordo com o score, que é uma ferramenta que serve para identificar bons e maus pagadores, avaliando a chance de pagamento de cada pessoa geralmente durante os próximos 12 meses.
SPC e Serasa: principais diferenças
O que é Serasa?
Serasa é uma empresa privada, especializada em análises e informações de crédito. É uma empresa conhecida por ser um bureau de crédito, com informações enviadas por lojas, bancos e instituições financeiras.
O banco de dados da Serasa reúne muitas informações sobre o perfil de crédito de milhões de brasileiros. Diariamente a Serasa atende mais de 6 milhões de consultas feitas por mais de 500 mil clientes. Dentre os serviços da empresa, ela é responsável por oferecer soluções de crédito, certificação e consulta de dados para companhias de todos os segmentos.
A Serasa criou uma ferramenta muito útil para os brasileiros que estão com o nome negativado. O Serasa Limpa Nome é uma ação voltada para os negativados e age como intermediadora entre consumidores e instituições credoras. Assim, o objetivo da Serasa é firmar parcerias com as empresas, facilitando algumas condições de negociação e quitação de dívidas.
Consultas na Serasa
O consumidor interessado em checar sua situação no mercado, pode fazer por meio do CPF. Basta acessar o site da Serasa e consultar gratuitamente o CPF. Caso seja o primeiro acesso, é necessário informar alguns dados pessoais e as dívidas encontradas no nome do consumidor serão indicadas pelo sistema.
O que é o SPC Brasil?
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um órgão que oferece os dados de consumidores para os lojistas. Assim, quem sustenta o SPC Brasil são as associações comerciais, que fornecem informações por meio de várias instituições com parceria em cada estado do Brasil.
Nesse sentido, é assim que comerciantes avaliam o risco de inadimplência e evitam o prejuízo em parcelamento ou créditos. Sempre que constar uma conta não paga, cabe ao lojista avisar o SPC e incluir o consumidor como um mau pagador, o que é um impedimento para a pessoa negativada em contrair mais dívidas.
Todavia, a diferença entre as duas empresas é que os dados do SPC são coletados através de dados de lojistas que estão credenciados e os dados da Serasa são distribuídos por algumas instituições financeiras.
Consultas no SPC
Para consultas sobre o score e cadastro positivo, o consumidor deve entrar no site do SPC Brasil e realizar o procedimento necessário. É preciso acessar o site do SPC Brasil e se cadastrar usando o número do CPF e gerar uma senha de acesso.
Após a confirmação do cadastro, feita por e-mail, será gerado um token de acesso que permitirá ver todas as pendências pessoais que constam no sistema.