Na hora da escolha da carreira profissional, fatores como o valor da remuneração, flexibilidade de horários, afinidade com a área, exigências e atividades exercidas no dia a dia, costumam ser levados em consideração pela maioria das pessoas. Mas você já teve a curiosidade de conhecer os riscos e perigos que determinadas funções podem oferecer aos trabalhadores? Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou as 10 profissões mais perigosas do mundo.
Se você gosta de sentir aquela adrenalina no sangue e não liga a mínima para os riscos que poderá correr durante e execução das tarefas do cotidiano, não deixe de ler até o fim. Para muitos, uma profissão perigosa é só um detalhe, para outros, ela não é cogitada, mesmo que pague um altíssimo salário. Você decide. Confira.
Profissões mais perigosas do mundo
1) Construtor Civil
Por mais que essa profissão esteja em ascensão de uns tempos para cá, ela oferece riscos em potencial para os profissionais. Por quê? Atividades realizadas em grandes alturas, uso de maquinário pesado, locomoção de cargas e estruturas complexas, exposição constante a agentes químicos e aos nocivos raios solares, podem ser fatais ou deixar graves sequelas, se os devidos cuidados não forem tomados.
2) Eletricista
Essa também é outra das profissões mais perigosas do mundo. Tudo aquilo que envolve eletricidade exige conhecimento técnico e a máxima atenção. O problema é que um choque pode causar morte instantânea, principalmente se o trabalho for realizado em redes de alta voltagem, que ficam localizadas em grandes alturas. Dependendo da densidade da descarga elétrica sofrida pelo trabalhador, as chances de sobrevivência podem ser mínimas.
3) Astronauta
Mais uma das profissões mais perigosas do mundo. Ser um Astronauta significa estar em contato constante com riscos imprevisíveis. Mesmo que todo o planejamento tenha sido meticulosamente feito, imprevistos como explosões, falta de oxigenação na cabine da estação espacial ou exposição a agentes radioativos, podem acontecer durante a missão. E tudo isso pode deixar sequelas irreversíveis na saúde.
4) Profissões mais perigosas do mundo: Dublê de Cinema
Eles podem ser vistos nos filmes de ação e até recebem um salário tentador, na maioria das vezes. A questão é que ser um Dublê significa colocar a vida em risco, já que é necessário realizar cenas perigosas envolvendo lutas em lugares inóspitos, explosões, perseguições no trânsito, manobras debaixo d`água e quedas de grande alturas. O menor erro de cálculo ou descuido pode ser fatal. Se arrisca?
5) Lenhador
O uso de maquinário pesado e ferramentas altamente cortantes pelo Lenhador, durante a execução das atividades, pode resultar em perda de membros ou fatalidades. Ademais, a eventual queda de grandes árvores também pode ocasionar em esmagamentos, o que coloca a vida desse profissional em risco iminente.
6) Soldador Subaquático
Essa também é uma das profissões mais perigosas do mundo. Você teria coragem de realizar um serviço de solda a uma profundidade de 20 ou 30 metros debaixo d`água? É exatamente isso que esse profissional faz. Por mais que seja uma função com um alto salário, o risco de doenças, falta de oxigenação adequada, explosões e eletrocussão durante as soldas é enorme.
7) Limpador de Janelas de Arranha-Céus
Você não tem medo de alturas e gosta de muita adrenalina correndo no sangue? Então, que tal trabalhar como Limpador de Janelas daqueles arranha-céus de 40 ou 50 andares nas grandes cidades? Apesar de ser uma função bem paga, o menor descuido, erro de cálculo ou falta de atenção podem resultar em quedas fatais, sem a mínima chance de sobrevivência.
8) Tratador de Animais Selvagens
Pensou em profissões mais perigosas do mundo? Essa não poderia ficar de fora. Trabalhar com animais selvagens é sempre imprevisível, já que eles não possuem o discernimento que as pessoas têm e agem meramente pelo instinto. Se você acha lindo aquele Tratador colocando comida no recinto dos hipopótamos ou dos leões no zoológico, tem coragem de se arriscar realizando essa função?
9) Profissões mais perigosas do mundo: Minerador
Esse profissional também fica exposto a diversos riscos para a sua saúde e integridade física. Afinal de contas, existe a possibilidade da inalação constante de poeira tóxica, contato com material explosivo usado para a detonação das minas, além de um risco iminente e soterramentos ou desabamentos no local de trabalho. O salário costuma ser bem alto e, se você acredita que possa valer a pena trabalhar como Minerador, tem muita empresa contratando Brasil afora.
10) Piloto de Avião
Finalmente, a última das profissões mais perigosas do mundo. Por mais que ofereça aquele glamour, reconhecimento e muito prestígio, exercer esse cargo também pode deixar o profissional exposto a risco de acidentes, explosões e até quedas. Mesmo que todas as condições de voo ou da aeronave estejam perfeitas, falhas técnicas ou interferências externas podem fazer o motor de um avião entrar em pane e parar de funcionar.