O governo do Estado de São Paulo possui diversos programas de transferência de renda, apoio ao trabalhador, incentivo a jovens no mercado de trabalho e até mesmo para incentivar novos empreendedores. Este último é gerido por meio do programa Bolsa Empreendedor. É mais um dos programas que estão inclusos no chamado Bolsa Povo. Este programa atende a pessoas desempregadas, Microempreendedores Individuais (MEI) e demais cidadão em situação de vulnerabilidade social. Saiba como funciona o Bolsa Empreendedor do governo de São Paulo.
Antes de tudo, deve-se entender que o programa atende, primordialmente, moradores do estado de São Paulo. Este programa que continua em 2022 inclui uma série de requisitos para ingresso no recebimento do benefício e para receber os demais subsídios que envolve, inclusive, curso sobre empreendedorismo em parceria com o Sebrae. O programa já atendeu milhares de paulistas em todo o estado.
Veja quais são os requisitos para participar
Para participarem do Bolsa Empreendedor os interessados precisam ser maiores de 18 anos, serem alfabetizados e possuírem registro de microempreendedor individual ou estarem desempregados. Por meio do programa o processo de inclusão ocorre no intuito de fazer com que mais cidadãos se tornem independentes e possam ter seu próprio meio de geração de renda.
Um subsídio financeiro é passado a essas pessoas que tiveram seus cadastros aprovados, contudo, precisam empreender e aprender por meio dos cursos oferecidos, como gerir um pequeno empreendimento. Em entrevista para o jornal da rede Globo no estado de São Paulo, Jean Paulo Santos de Jesus, 38 anos, afirmou estar desempregado há dois anos e começou vender salgados em pontos de ônibus. Com o subsídio do governo do estado ele passou a melhorar na qualidade de seus produtos e ampliar as opções.
Como se cadastrar no Bolsa Empreendedor
Para fazer o cadastro é necessário entrar no site do Bolsa Povo e ir até à opção “Bolsa Empreendedor”. Será aberto um formulário onde os dados do interessado serão solicitados. Para quem tem dificuldades no uso da internet via site, o governo ainda disponibiliza um contato de atendimento por meio do WhatsApp. O número para atendimento por este canal é (11) 98714-2645 lembrando que o atendimento é eletrônico e pode ser feito 24 horas por dia.
Neste ano de 2022 as inscrições para o Bolsa Empreendedor ocorre até o mês de setembro e os cursos ocorrem até o mês de outubro para quem já foi selecionado. Ainda conforme as informações do site oficial do programa, os selecionados serão informados sobre a participação nos cursos através de e-mail e SMS, sendo que a participação no curso do programa ocorre no mês seguinte.