Plantas exóticas e delicadas, as orquídeas possuem flores coloridas e folhas bastante elegantes. Elas são usadas em casa ou no escritório, dando um toque de beleza e trazendo alguns benefícios. Dessa forma, algumas das propriedades das orquídeas envolvem a melhora da qualidade do ar.
De acordo com o Feng Shui, uma tradição chinesa milenar, as orquídeas são plantas que trazem sorte e prosperidade ao ambiente, principalmente quando colocadas em quartos. Suas flores e folhas são capazes de agir de forma benéfica ao ambiente, trazendo mais qualidade ao ar.
Portanto, a fim de elucidar melhor os benefícios das orquídeas no ambiente, o Concursos no Brasil elaborou um artigo para que você saiba como as orquídeas podem melhorar a qualidade do ar em sua casa.
Como as orquídeas podem melhorar a qualidade do ar
As orquídeas são plantas da família Orchidaceae, sendo conhecidas como uma das maiores famílias de plantas existentes. São mais de 35 mil espécies na natureza, sendo que aproximadamente 3.500 estão no Brasil.
Elas são plantas que despertam o interesse de milhares de admiradores espalhados por todo o mundo. Aqui no Brasil, essas plantas são usadas com fins ornamentais e podem trazer grandes benefícios aos ambientes em que elas estão.
As orquídeas são conhecidas pelo seu papel importante na purificação do ar. Sendo assim, podem ser responsáveis por uma significativa melhora na qualidade do ar do ambiente. Isso porque elas agem filtrando o ar ao seu redor.
Ao fazer essa filtração, as orquídeas usam suas folhas e eliminam as toxinas e substâncias nocivas, que acabam prejudicando a saúde. Elas agem removendo o dióxido de carbono presente no local, produzindo grandes quantidades de oxigênio, o que possibilita a renovação do ar.
As orquídeas também possuem a capacidade de absorver o xileno presente no ar. Esse composto químico é utilizado em solvente de colas, tintas, vernizes e pode desprender-se em quantidades pequenas no ar de casa. Quando acumulado no intestino, esse composto pode causar transtornos como dores de cabeça, fadiga e irritabilidade.
Tipos de orquídeas
Algumas espécies de orquídeas são melhores na atividade de purificar e melhorar a qualidade do ar do ambiente. Algumas boas opções são a orquídea borboleta, a orquídea bambu e a orquídea cattleya.
Por ser uma espécie muito vasta encontrada na natureza, as orquídeas possuem muitos tipos diferentes, que podem chegar a 35 mil exemplares, sendo que 3.500 exemplares dessa planta estão no Brasil.
Alguns tipos são mais usados e possuem a preferência dos milhares de colecionadores e admiradores dessa espécie de planta. O que sempre chama a atenção nesses exemplares são as suas folhas e flores, o que a torna uma espécie bastante elegante. Confira alguns tipos de orquídeas mais conhecidos e admirados:
- Cattleya – orquídea grande, essa é a mais popular entre os colecionadores. Isso porque suas flores vistosas e bem perfumadas são elementos que chamam a atenção;
- Phalaenopsis – orquídea de porte médio, com flores grandes e de grande durabilidade. Ela é bastante cultivada por sua facilidade;
- Dendrobium – nativa do Sudeste da Ásia, essa orquídea de médio a grande porte possui flores pequenas e delicadas;
- Vanda – outra espécie do sudeste asiático, essa orquídea tem flores muito grandes e coloridas;
- Cymbidium – muito cultivada para fins ornamentais, o que chama atenção nessa espécie são suas flores grandes e perfumadas.