A Língua Portuguesa é cheia de regras e particularidades que podem causar confusão entre os falantes. Neste contexto, uma dúvida comum é se o til é um acento gráfico ou se enquadra em outra categoria.
Também conhecido como tilde, essa estrutura é usada para nasalizar as vogais na pronúncia, o que cria a diferença na pronunciação de palavras como cão e caos, por exemplo. Entenda mais sobre esse sinal e saiba quais são suas regras de uso a seguir.
Afinal, o til é um acento?
Para começar, o til não é um acento, e sim um sinal gráfico. É por meio dessa estrutura que se indica a nasalidade, mas na Língua Portuguesa é usado somente para acompanhar as vogais a e o. As utilizações mais comuns são as seguintes:
- Palavras com ã: lã, anciãs, fã, anã;
- Palavras com ãe: mãe, cães, guardiães, pães;
- Palavras com ãi: cãibra, zãibro, cãiro;
- Palavras com ão: adesão, instrução, tesão;
- Palavras com õe: soluções, composições, ambições.
Também chamado de sinal diacrítico, essa estrutura afeta a realização fonética e o som das palavras, marcando uma característica linguística específica. No Português, existem somente o acento agudo, circunflexo e o acento grave.
Usos do til
1. Sílaba átona com til
Em todas as palavras em que o til aparece e há uma sílaba acentuada, a sílaba que leva o acento é tônica. Isso porque a sílaba em que está o til é átona nesse caso, como nos exemplos:
- O órfão chegou à casa da nova família sentindo-se deslocado;
- É uma bênção poder acordar todos os dias;
- Não importa qual seja o órgão, ele quer ser funcionário público.
2. Sílaba tônica com til
Além dessa utilização, o til pode assinalar uma sílaba tônica nos casos em que não haja uma outra sílaba acentuada. É o que acontece nesses exemplos:
- A irmã chegou tarde no trabalho, preocupando os seus familiares;
- A reunião de tabeliães está prevista para acontecer na quarta-feira;
- Ela sofre com muitas cãibras, acho que não se alimenta direito;
- O sabão para lavar roupa branca é diferente;
- Quantos balões você pode comprar até amanhã?
3. Sílaba pretônica com til
O til também pode ser usado em sílabas que antecedem a tônica, chamadas de sílaba pretônica. Confira alguns exemplos para entender essa utilização:
- Os balõezinhos estão subindo no horizonte;
- Ela correu atrás dos cãezinhos a tarde toda;
- Ele é grã-fino demais para sair conosco.
Curiosidades sobre o til
O til é utilizado no grego clássico, castelhano, basco e galego, estoniano, linguagem bretã e vietnamita. Em cada um desses idiomas, sua utilização é distinta, mas todos estão relacionados com a sonoridade das palavras.
No galego-português, por exemplo, o til era usado em hiatos de uma vogal nasal seguida de outra. Portanto, o que se escreve hoje como maça era escrito como maçãa, para dar a sonoridade que se tem atualmente.
Ao contrário do que se imagina, escrever as palavras com dois acentos gráficos é incorreto. Por isso, dizer “irmãozão” ou “coraçãozão” está errado.
No geral, isso acontece porque há somente uma sílaba tônica nas palavras da Língua Portuguesa. Além disso, é uma forma de evitar a cacofonia e repetição de nasalizações, marcadas pelo til.