O dia das provas do concurso público está chegando e você ainda não sabe como fazer uma introdução de sucesso em sua redação? Calma. Existem técnicas eficazes que podem te ajudar com essa missão, que não é impossível.
Por mais que a escolha da estratégia de introdução de qualquer redação tenha uma relação direta com o tema proposto pela banca examinadora, é possível cativar o leitor e despertar a sua curiosidade.
Esta matéria selecionou cinco passos essenciais para fazer uma introdução de sucesso em sua redação. Confira.
Passos para criar uma introdução de sucesso na redação
1. Resgate histórico
O candidato pode começar a introdução da sua redação resgatando eventos históricos relevantes que tenham relação com o tema proposto. Essa tática permite contextualizar o leitor, além de demonstrar repertório.
Suponha que o tema da redação do concurso seja “Os direitos das mulheres no século XX”. O candidato pode destacar marcos históricos que evidenciam o pensamento machista que ainda resiste em nossa sociedade.
Por exemplo, você pode começar a sua narrativa mencionando a conquista tardia do direito ao voto feminino durante o governo de Getúlio Vargas, no início dos anos 1950.
2. Narração Ficcional
Outra dica sobre como fazer uma introdução de sucesso em sua redação. O candidato também pode se valer de exemplos de séries, livros ou filmes famosos para contextualizar o leitor, cativando-o com uma abordagem envolvente e criativa.
Vamos supor que o assunto da redação seja “O caos do sistema prisional brasileiro”.
Você pode mencionar a série “Orange is the New Black” e fazer uma analogia com o tema proposto, destacando a discrepância entre a realidade das prisões no Brasil e a ficção, o que pode ampliar a compreensão do leitor perante o tema.
3. Comparação
Mais um macete valioso sobre como fazer uma introdução cativante em sua redação. O candidato pode comparar a realidade brasileira com a de outros países mais desenvolvidos ou até mesmo períodos históricos.
Essa tática pode deixar o início do seu texto mais interessante para o leitor. Suponha que o tema proposto da redação seja “Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento do Brasil”.
Você pode contrastar a real situação do nosso país com a de nações como Israel, Finlândia ou Suécia, por exemplo. É possível dar ênfase para a gigantesca lacuna existente no quesito inovação e desenvolvimento tecnológico nacional.
4. Contextualização
O candidato também pode apresentar uma visão mais abrangente sobre o tema proposto levando em consideração a realidade no Brasil. Vale lembrar que é necessário ter embasamento em dados e estatísticas confiáveis, para manter a relevância do assunto para o leitor.
Vamos considerar que o tema da redação do concurso seja “Violência contra a mulher no Brasil”.
Você pode mencionar os alarmantes índices de acordo com os dados do Mapa da Violência, ressaltando a urgente necessidade do governo implementar ações concretas para combater esse problema.
5. Questionamento
A nossa última dica sobre como fazer uma introdução de sucesso na redação do concurso.
O candidato pode começar a sua dissertação levantando perguntas instigantes sobre o tema proposto que possam despertar o interesse do leitor e, sobretudo, incentivar a reflexão ao longo do texto.
Suponha que o tema da redação seja “Melhoria da qualidade de vida da população brasileira”.
O candidato pode questionar se o Brasil realmente está investindo neste quesito, sempre com base em dados concretos que possam comprovar desigualdades de renda, índices recentes de desemprego, bem como o crescimento da população de rua, por exemplo.
Tais questionamentos podem instigar o leitor a fazer uma análise crítica sobre os desafios sociais enfrentados pelo nosso país.
E aí, qual das estratégias para fazer uma introdução de sucesso na sua redação você pretende escolher? O mais importante é não fugir do tema proposto, cativar e despertar a curiosidade do leitor. Boa sorte.