O Brasil é um destino ideal para quem gosta de aproveitar o clima tropical. Por conta do calor em boa parte de seus estados, curtir uma praia ou uma cachoeira fica ainda mais fácil. Mas você já pensou em ver neve em terras brasileiras?
Parece até impossível, mas o país vai muito além de suas belezas em temperaturas elevadas. Para quem gosta do inverno e já até sonhou em ver neve, pode não ser necessário sair do Brasil para fazê-lo.
Nesse sentido, não se pode esperar por nenhuma nevasca ou por locais com grandes acúmulos de neve. Além disso, o fenômeno não é uma garantia de todos os anos: a depender da época e de uma série de outros fatores, vê-la pode não ser tão simples.
Mesmo assim, para aqueles que querem sair da rotina e passar um pouco de frio em belíssimas paisagens geladas, confira abaixo cinco lugares no Brasil onde isso é realidade.
5 lugares no Brasil ideais para ver neve
1. Gramado (RS)
Ao falar do frio, um dos primeiros destinos que vem à cabeça de muitos certamente é Gramado, no Rio Grande do Sul.
Famosa por seu turismo de cenário de filme, a cidade gaúcha enche os olhos por conta de sua bela arquitetura, boa gastronomia e uma série de atrações para todos os gostos.
Por conta de seus 800 metros de altitude, muitos turistas já puderam vislumbrar os mágicos flocos de neve em várias ocasiões. Seja como for, mesmo sem a previsão, Gramado ainda é uma cidade de inverno encantadora.
2. Urupema (SC)
Como muitas outras do interior de Santa Catarina, Urupema é uma pequena e aconchegante cidade rodeada de montanhas e mirantes incríveis. Atualmente, possui o título de cidade mais fria do país.
Pensando nisso, o destino é praticamente obrigatório para quem sonha em ver neve. Com belíssimas casas de campo, Urupema ainda oferece degustações de vinho, rota de cachoeiras e trilhas pela natureza.
Uma das formas mais simples de ver neve na cidade envolve subir no Morro das Torres, ponto mais alto da região, com 1.750 metros.
No mirante, além da vista sensacional e da sensação térmica de -25ºC no inverno, é possível ver neve, geada ou sincelo.
3. São Joaquim (SC)
Logo depois de Urupema, São Joaquim é considerada uma das cidades mais frias do Brasil, registrando temperaturas negativas com frequência no inverno e até mesmo neve.
O fato de estar no alto facilita o processo. Com seus 1.354 metros de altitude, os termômetros marcam -10ºC rápido na serra catarinense.
Muito além da neve, o destino é ideal para quem gosta de apreciar a natureza e fazer passeios pelas montanhas. Além disso, ainda concentra muitas vinícolas, artesanato, cultura e história.
4. Bom Jardim da Serra (SC)
Antes conhecida como Cambajuva, essa pequena cidade mudou de nome apenas por conta de sua belíssima vegetação. Frequentemente indicada pela população como “bom jardim”, o novo título pegou.
E a tal natureza encantadora de Bom Jardim fica ainda melhor coberta de branco, formando um cenário lindo e raro no Brasil. Repleta de cânions e cachoeiras, o município é a porta de entrada da Serra Catarinense.
5. Urubici (SC)
Para quem gosta de passar frio, Urubici é certamente um destino fundamental. Com temperaturas que chegam a -10ºC, além dos cenários de filme com vários pontos cobertos de neve, a cidade tem muito a oferecer.
Aqueles que visitam a região em busca do fenômeno encontram atividades ainda melhores. Com ótimas opções de restaurantes, pousadas e passeios pela natureza, basta se agasalhar para apreciar as cavernas, cascatas e cachoeiras catarinenses.
Além disso, um de seus pontos turísticos foi o local com a temperatura mais baixa do Brasil já registrada. Os -17,8ºC no Morro da Igreja com sensação térmica ainda mais baixa certamente justificam a geada e a neve de Urubici.