Quer um ar mais puro? Sempre tenha ESTA planta em casa

Suas folhas possuem pequenos poros chamados estômatos, que são bem importantes para controlar a qualidade do ar ao redor. Conheça a planta.

Nada melhor do que respirar um ar puro e limpo, não é mesmo? Ainda mais depois de um longo dia de trabalho em que nós temos acesso a fumaças de escapamentos, poluição a céu aberto e outros fatores que interferem na qualidade de nossa respiração do dia a dia.

continua depois da publicidade

E se eu te contar que existe uma planta em específico capaz de melhorar o ar que respiramos? Estudos mostram que ela consegue remover níveis de poluentes comuns, como formaldeído, benzol e tricloroetileno. Suas folhas atuam como verdadeiros filtros naturais.

E isso não sou eu quem estou dizendo.  A própria NASA realizou um estudo chamado de Clean Air Studyem meados de 1980. Com parceria da ALCA (Associated Landscape Contractors of America), a pesquisa identificou plantas que têm o potencial de remover poluentes do ar.

Vamos explicar mais detalhes no decorrer da matéria. Aproveite a visita e, claro, não se esqueça de acompanhar outros conteúdos que já publicamos por aqui. Além de pautas envolvendo curiosidades, também cobrimos dicas de estudo e notícias de concursos abertos no país.

continua depois da publicidade
Leia também

Qual é a planta que ajuda a purificar o ar de sua casa?

A planta trepadeira é, basicamente, caracterizada por folhas distintas e resistentes. Elas, muitas vezes, possuem formato de estrela, com padrões variados. Já conseguiu adivinhar sobre qual espécie estamos falando? Acertou quem disse Hera. Além de linda, é super útil.

Essa planta é conhecida por seus caules trepadores, permitindo que se agarre a superfícies verticais e se estenda em direção à luz solar. Estruturas especializadas, como gavinhas, auxiliam na fixação. Algumas espécies de Hera desenvolvem raízes aéreas, que ajudam muito.

Mas auxiliam no quê? Em linhas gerais, na aderência a substratos, enquanto outras possuem raízes terrestres que fornecem suporte e absorvem nutrientes. Também é conhecida por sua resistência, adaptando-se a uma variedade de condições ambientais.

continua depois da publicidade

Sua capacidade de prosperar em diferentes intensidades de luz, temperaturas e níveis de umidade a torna uma escolha popular em paisagismo e adeptos da jardinagem. Porém, o melhor ainda está por vir: suas folhas possuem pequenos poros chamados estômatos.

Eles são essenciais na absorção de poluentes atmosféricos. Partículas suspensas, como poeira e compostos orgânicos voláteis (COVs), são capturadas pela folhagem, agindo como uma barreira física eficaz. Os COVs estão presentes em muitos materiais de construção e produtos.

Inclusive, podem ter efeitos adversos na saúde humana. A Hera demonstrou uma razoável capacidade de absorver e metabolizar esses compostos, ajudando a reduzir sua concentração no ar interior. E não para por aí - aham, ainda tem mais.

continua depois da publicidade

Olha só, a Hera também exibe propriedades antimicrobianas, sendo eficaz na redução de mofo e bactérias no ambiente. Essa característica contribui para um ar mais limpo e, de quebra, garante benefícios para a saúde respiratória. Um anjo em forma de planta, não é não?

Leia também

Concursos em sua
cidade