Você sabe quantos tipos de sangue existem, concurseiro? Não? Essa informação é essencial não só para quem atua na área da Saúde, mas para qualquer pessoa. Afinal, acidentes podem acontecer e acarretar uma necessidade de transfusão ou doação de sangue urgente.
Continue a leitura dessa matéria para descobrir quantos tipos de sangue existem e quais deles são compatíveis. Se você é um concurseiro que sempre teve essa curiosidade, a hora de saná-la é agora. Confira.
Quantos tipos de sangue existem?
Temos quatro tipos de sangue no mundo que são classificados de acordo com suas particularidades. São eles:
- Tipo A (+ ou -): os antígenos “A” estão presentes nos glóbulos vermelhos e os anticorpos “anti-B” no plasma.
- Tipo B (+ ou -): os antígenos “B” estão presentes nos glóbulos vermelhos e anticorpos” anti-A” no plasma sanguíneo.
- Tipo AB (+ ou -): os antígenos A e B estão presentes nos glóbulos vermelhos. Pessoas com esse tipo sanguíneo não possuem anticorpos no plasma. O sangue AB é considerado o receptor universal.
- Tipo O (+ ou -): esse tipo sanguíneo não possui antígenos nos glóbulos vermelhos e tem anticorpos “anti-A” e “anti-B” no plasma. O tipo O é conhecido como doador universal.
Qual é a compatibilidade dos tipos de sangue existentes?
Agora que você está por dentro de quantos tipos de sangue existem, sabia que nem todos eles são compatíveis uns com os outros, concurseiro? É verdade. Por isso, é fundamental conhecer qual é o seu grupo sanguíneo, para caso de futuras doações ou transfusões. Confira:
- Quem possui sangue do tipo A só pode receber sangue dos tipos A e O;
- Quem possui sangue do tipo B só pode receber sangue dos tipos B e O;
- Quem possui sangue do tipo AB pode receber sangue dos tipos A, B, AB e O;
- Quem possui sangue do tipo O só pode receber sangue do tipo O.
Viu como conhecer quantos tipos de sangue existem é fundamental, concurseiro? Você deve ter notado que somente as pessoas que possuem sangue do tipo AB é que podem receber qualquer tipo sanguíneo sem problemas.
Por outro lado, quem possui sangue do tipo O pode doar para as pessoas que possuem os demais tipos sanguíneos, por isso é chamado de doador universal.