Qual é o cheiro do Espaço Sideral? Veja o que diz a Ciência

Quando você pensa no universo, provavelmente imagina estrelas, planetas e galáxias; mas o espaço, aparentemente, também tem um cheiro.

Embora não seja possível sentir o cheiro do espaço sideral diretamente, os astronautas relatam um odor distinto em seus equipamentos após retornarem de suas missões. 

continua depois da publicidade

Esse fenômeno ainda é um mistério, mas as descrições incluem comparações com metal superaquecido, pólvora e até carne queimada. Mas o que a ciência diz sobre isso? Continue lendo e descubra a seguir.

Qual é o cheiro do espaço sideral?

Os relatos dos astronautas que participaram das missões Apollo à Lua mencionam um odor semelhante ao da pólvora.

Leia também

Já os que estiveram na Estação Espacial Internacional relatam um cheiro comparável ao de um bife queimado.

continua depois da publicidade

Cientistas apontam que o cheiro metálico de carne queimada pode ser explicado pela presença de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), que são encontrados tanto em alimentos queimados na Terra quanto no espaço.

Esse aroma metálico, contudo, é mais provavelmente uma reação com o oxigênio do que um cheiro inerente ao espaço. 

Átomos de oxigênio se fixam nos trajes espaciais dos astronautas antes de eles entrarem no vácuo.

Quando retornam e são repressurizados, esses átomos se combinam com oxigênio novo para formar ozônio (O3). Outros odores incluem:

continua depois da publicidade

Bebida e frutas

Após caminhadas espaciais, alguns astronautas relataram que o ozônio tem um cheiro amargo e esfumaçado - até mesmo de rum e framboesa. 

Álcool

Este aroma é descrito como mais intenso do que outros e está associado a Sagitário B2, uma vasta nuvem de poeira no centro da nossa galáxia, rica em álcool, incluindo álcool vinílico, metanol e etanol. 

A nuvem também contém formato de etila, que dá às framboesas e ao rum suas fragrâncias doces.

Flatulência

Urano, cujo nome já sugere, tem um cheiro forte de flatulência, uma descoberta feita em 2018.

continua depois da publicidade

A atmosfera superior do planeta é composta por sulfeto de hidrogênio, o mesmo composto que dá aos ovos podres e aos gases humanos seu odor característico.

Urina 

Os cometas, apesar de serem alguns dos objetos mais belos do espaço, também estão entre os mais malcheirosos. 

Eles possuem um halo de moléculas de sulfeto de hidrogênio e amônia, que lembram o cheiro de urina, conforme descoberto por cientistas em 2014. 

Curiosamente, esses objetos espaciais também podem ter um aroma doce de amêndoa.

Gasolina

Por fim, astrônomos identificaram que Titã, a maior lua de Saturno, tem um cheiro característico de gasolina. Isso não surpreende, visto que Titã possui rios e lagos de petróleo. 

A atmosfera da lua é rica em hidrocarbonetos, incluindo benzeno, um componente do petróleo bruto e da gasolina.

Perfumes da NASA auxiliam no treinamento de astronautas

O perfume, chamado Eau De Space, foi criado por Steve Pearce, químico e fundador da Omega Ingredients, uma empresa especializada em aromas e ingredientes naturais para a indústria alimentícia. 

Pearce, que foi contratado pela NASA em 2008 para desenvolver o perfume, colaborou com perfumistas para recriar o cheiro do espaço.

Ele utilizou descrições de astronautas sobre o cheiro do espaço, que incluíam ozônio, metal quente e bife frito, para criar o produto.

A fragrância foi desenvolvida para familiarizar os astronautas com os cheiros que poderiam encontrar fora dos limites da Terra, como parte de seu treinamento.

A NASA ainda conta com uma fragrância chamada "Eau de Luna", que evoca o cheiro do satélite natural da Terra. Ambas as fragrâncias também estão disponíveis para o público.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade