Qual é a substância mais dura e resistente em todo o Universo?

Cientistas descobriram um material que é até 10 bilhões de vezes mais rígido que o aço, portanto, o mais resistente de todo o universo.

A ciência encontrou a substância mais dura e resistente de todo o Universo. A investigação foi feita pelo projeto de cooperação internacional em pesquisa da Universidade Estadual da Pensilvânia (Penn State), da Universidade McGill e da Universidade de Indiana.

continua depois da publicidade

A equipe de cientistas capturou uma emissão de luz infravermelha de uma estrela de nêutrons próxima, detectada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA, que poderia indicar novas características nunca vistas antes.

Qual é o material mais resistente do Universo?

Leia também

Os pesquisadores usaram simulações para estudar as propriedades elásticas das crostas de estrelas de nêutrons e conseguiram concluir que o material em seu interior é até 10 bilhões de vezes mais rígido que o aço. 

Afinal, esses corpos celestes são 100 trilhões de vezes mais densos do que qualquer material que existe na Terra.

continua depois da publicidade

O material foi chamado de “massa” ou “pasta nuclear” e, segundo um artigo publicado no Journal Physical Review Letters, é provavelmente a substância mais dura de todo o Universo conhecido.

Para se ter uma ideia mais clara, uma colher de chá de pasta nuclear pesa aproximadamente cem milhões de toneladas. 

Ela tem uma estrutura única, formada por prótons e nêutrons que se agrupam em formas semelhantes a massas alimentícias, como espaguete, nhoque ou mesmo folhas de lasanha. 

Embora seja impossível pegar ou estudar a pasta nuclear diretamente devido às condições extremas, os cientistas podem aprender sobre suas propriedades usando simulações computacionais. 

Além disso, acredita-se que as formas irregulares dessa substância possam criar ondas gravitacionais, apesar de que, até o momento, só conseguimos detectar ondas de colisões estelares mais poderosas.

continua depois da publicidade

Como foi feita a análise do material?

Para entender mais sobre a pasta nuclear, os cientistas usaram computadores superpoderosos.

Essas máquinas processaram informações durante um tempo que seria equivalente a 250 anos em um computador normal com uma placa de vídeo avançada. 

Segundo os pesquisadores, estudar essa substância é importante porque nos ajuda a entender melhor como funcionam as estrelas de nêutrons. 

Antes, só era possível estudar o exterior delas. Agora, o objetivo principal é descobrir como a gravidade funciona nesses astros e como eles afetam tudo ao seu redor.

O que são estrelas de nêutrons?

Estrelas de nêutrons são restos deixados após a explosão de alguns tipos de estrelas. Caracterizam-se pelo seu alto brilho, o que os torna um dos corpos mais visíveis do universo. 

continua depois da publicidade

Da mesma forma, possuem uma densidade quase intransponível segundo as leis da física e uma composição ainda não clara.

Para compreendê-las, primeiro é necessário referir-se a como termina o ciclo de vida das estrelas. 

Quando chegam ao fim da vida, elas crescem até se multiplicarem em tamanho e entrarem em colapso. 

Com efeito, formam uma supernova, que é uma imensa explosão que lança poeira e gases cósmicos para o espaço.

Nesse momento, as camadas externas da estrela são expelidas, deixando apenas o núcleo para trás. 

Esse núcleo, composto por plasma e outros elementos, é comprimido pela gravidade até alcançar um tamanho muito pequeno em relação à sua massa. 

Esse equilíbrio delicado entre a fusão nuclear e a gravidade é quebrado, deixando apenas a gravidade como força dominante. 

continua depois da publicidade

Assim, as estrelas de nêutrons se tornam objetos extremamente densos, com um núcleo pequeno, mas com uma quantidade enorme de matéria.

Leia também

Concursos em sua
cidade