O reino animal está repleto das mais incríveis variedades. Dentre elas, no mundo das aves, existem espécies que dominam os céus e os reinam como se fossem seus: os rapinantes, como o falcão, gavião e a águia. Mas qual seria a diferença entre eles?
Caso fosse necessário formar uma família, seria possível dizer que as águias e os gaviões são irmãos, enquanto os falcões são os primos de ambos. As diferenças entre cada um, apesar de pequenas, são várias.
De modo que seja possível entender mais sobre o assunto, confira abaixo qual é a real diferença entre o falcão, gavião e a águia.
Qual a diferença entre falcão, gavião e águia?
Os rapinantes são as verdadeiras estrelas dos céus. A imponência desses seres alados impressiona: seus corpos grandes, garras, bicos e a habilidade para atacar as presas revelam muito sobre sua força.
Apesar de cada ave possuir um nome, a verdade é que “águias”, “gaviões” ou “falcões” são apenas designações populares. Assim, não correspondem a nenhuma classe taxonômica.
Da mesma forma, não existe um consenso entre os especialistas a respeito da definição de cada um, visto que dentro de um gênero podem existir espécies chamadas de gavião e de águia.
Contudo, de maneira geral, ao levar em consideração o perfil de características morfológicas ou etológicas, é possível diferenciar cada um da seguinte forma:
Falcões
O nome “falcões” é uma versão genérica dada às espécies da família Falconidae. Essas aves são pequenas, possuem bico curto, asas pontiagudas e estreitas, dedos longos e afiados.
Diferentemente dos gaviões e águias, os falcões utilizam seus bicos para finalizar suas presas. O motivo é o fato de possuírem um rebordo em formato de dente na mandíbula, o que permite romper a espinha dorsal das vítimas.
Junto disso, os falcões não são aves que costumam planar. Por conta de sua morfologia, adaptada para voos velozes, eles favorecem caçadas em espaços abertos e perseguições aéreas.
Gaviões
Os gaviões pertencem à família Accipitridae e são morfologicamente semelhantes às águias. Contudo, eles ainda são menores e não possuem a mesma imponência.
Mesmo assim, essas aves possuem uma variedade impressionante de formas e tamanhos. Normalmente, têm asas largas, cauda curta, garras bem desenvolvidas e tarsos compridos.
Ao contrário dos falcões, os gaviões costumam planar em voos circulares durante as horas mais quentes no início do dia. Eles fazem isso para patrulhar o território e procurar presas.
Águias
O título “águia” é uma versão genérica dada a várias aves de rapina de grande porte das famílias Pandionidae e Accipitridae. Na Pandionidae, o único membro da família é a águia-pescadora.
Essas aves são imponentes, com asas largas, boa envergadura, garras desenvolvidas e tarsos grossos. Costumam capturar suas presas com suas garras afiadas.
Por possuírem uma proeminência óssea acima dos olhos, são conhecidas por ter um “olhar de caçadoras”, ou “olhar malvado”. A cor deles costuma ser amarelo ou vermelho.
Boa parte das espécies de águias também são ótimas planadoras, e caçam vertebrados terrestres ou aquáticos. Quanto ao acasalamento, são monogâmicas e possuem grandes territórios.