Qual é a real diferença entre falcão, gavião e águia?

Você sabe a diferença entre o falcão, gavião e a águia? Descubra abaixo.

O reino animal está repleto das mais incríveis variedades. Dentre elas, no mundo das aves, existem espécies que dominam os céus e os reinam como se fossem seus: os rapinantes, como o falcão, gavião e a águia. Mas qual seria a diferença entre eles?

continua depois da publicidade

Caso fosse necessário formar uma família, seria possível dizer que as águias e os gaviões são irmãos, enquanto os falcões são os primos de ambos. As diferenças entre cada um, apesar de pequenas, são várias.

De modo que seja possível entender mais sobre o assunto, confira abaixo qual é a real diferença entre o falcão, gavião e a águia.

Leia também

Qual a diferença entre falcão, gavião e águia?

Os rapinantes são as verdadeiras estrelas dos céus. A imponência desses seres alados impressiona: seus corpos grandes, garras, bicos e a habilidade para atacar as presas revelam muito sobre sua força.

continua depois da publicidade

Apesar de cada ave possuir um nome, a verdade é que “águias”, “gaviões” ou “falcões” são apenas designações populares. Assim, não correspondem a nenhuma classe taxonômica.

Da mesma forma, não existe um consenso entre os especialistas a respeito da definição de cada um, visto que dentro de um gênero podem existir espécies chamadas de gavião e de águia.

Contudo, de maneira geral, ao levar em consideração o perfil de características morfológicas ou etológicas, é possível diferenciar cada um da seguinte forma:

Falcões

O nome “falcões” é uma versão genérica dada às espécies da família Falconidae. Essas aves são pequenas, possuem bico curto, asas pontiagudas e estreitas, dedos longos e afiados.

Diferentemente dos gaviões e águias, os falcões utilizam seus bicos para finalizar suas presas. O motivo é o fato de possuírem um rebordo em formato de dente na mandíbula, o que permite romper a espinha dorsal das vítimas.

continua depois da publicidade

Junto disso, os falcões não são aves que costumam planar. Por conta de sua morfologia, adaptada para voos velozes, eles favorecem caçadas em espaços abertos e perseguições aéreas.

Gaviões

Os gaviões pertencem à família Accipitridae e são morfologicamente semelhantes às águias. Contudo, eles ainda são menores e não possuem a mesma imponência.

Mesmo assim, essas aves possuem uma variedade impressionante de formas e tamanhos. Normalmente, têm asas largas, cauda curta, garras bem desenvolvidas e tarsos compridos.

Ao contrário dos falcões, os gaviões costumam planar em voos circulares durante as horas mais quentes no início do dia. Eles fazem isso para patrulhar o território e procurar presas.

Águias

O título “águia” é uma versão genérica dada a várias aves de rapina de grande porte das famílias Pandionidae e Accipitridae. Na Pandionidae, o único membro da família é a águia-pescadora.

continua depois da publicidade

Essas aves são imponentes, com asas largas, boa envergadura, garras desenvolvidas e tarsos grossos. Costumam capturar suas presas com suas garras afiadas.

Por possuírem uma proeminência óssea acima dos olhos, são conhecidas por ter um “olhar de caçadoras”, ou “olhar malvado”. A cor deles costuma ser amarelo ou vermelho.

Boa parte das espécies de águias também são ótimas planadoras, e caçam vertebrados terrestres ou aquáticos. Quanto ao acasalamento, são monogâmicas e possuem grandes territórios.

Leia também

Concursos em sua
cidade